É Janeiro. Depois de passarem as geadas fortes é tempo de podar as árvores e as vinhas.
Abragão é uma Vila situada numa região de vinho verde, por isso o Manuel, o Joaquim, o António, o José, etc, lá vão cuidando de aparar as suas videiras e ter cuidados importantes para a nova produção.
A poda tem seus segredos e arte. Poucos têm na mão e nos olhos o dom de saber ver por onde começar e como fazer.
Muitas vezes o podador fica parado a olhar em silêncio para a videira como que a estudar um mapa à procura do melhor caminho para continuar.
É uma actividade muito importante, porque dela vai depender a quantidade de uvas que a videira poderá criar. Por isso se tem algumas videiras prepare-se com uma boa tesoura e aproveite os dias de sol que vamos tendo. Está na hora de começar.
E já agora uma curiosidade. Sabia que as videiras também choram? Sim, mas é um choro de alegria pelo novo ciclo que recomeça.
Tenha um bom dia de sol
Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Como sempre, Beatriz, a vida e as gentes da sua querida terra estão presentes no seu blog. Aprecio esse seu bairrismo e apego às tradições.
ResponderEliminarUm abraço e até breve.
Paulo Gabriel.
Tem de haver alguém que vá recordando as tradições e os costumes da sua própria terra. Se assim não for as mesmas serão esquecidas e ficaremos mais pobres e sem história cultural.
ResponderEliminarBeatriz