Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Rio de Onor

Eu disse que tínhamos seguido para Rio de Onor. Lembra-se?
Pois é... muitas vezes ouvimos falar neste lugar fronteiriço, mas nunca tínhamos visitado.
O nosso propósito era conhecer/descobrir um lugar único em pleno Parque de Montesinho.
Digo único porque apesar de existir uma linha de fronteira com Espanha e onde se vive essencialmente da agricultura e da criação de gado, a população das duas partes trabalha indiferentemente, quer do lado de cá ou do outro lado da fronteira, numa harmonia comunitária quase medieval.
Partilham o trabalho, os bens e tradições, o forno e até os animais para reprodução.
Esta aldeia comunitária encanta com as casas típicas em xisto com varandas e alpendres. É interessante admirar as ruas ou ruelas por ali existentes.














O rio Onor, que dá o nome ao local, a Igreja Matriz, a ponte que divide os dois países, o forno, os moinhos comunitários, a ponte romana, os animais pelas ruas indiferentes à civilização moderna e o dialecto muito próprio das pessoas (talvez em extinção) fazem deste lugar uma aldeia de interesse único.
É emocionante, ter um pé na aldeia raiana e o outro na aldeia portuguesa.
Um percurso que deu para ficar com a nostalgia de outros tempos, onde as tradições ainda se vão mantendo...
Por quanto tempo?

2 comentários:

  1. Tenho apreciado o vosso passeio, embora nem sempre comente. Gosto muito sinceramente das descrições dos lugares por onde passam, assim como das fotos, das quais te tornaste especialista. Obrigada por nos mostrares esses caminhos recônditos do nosso Portugal, pois certamente nunca os irei visitar. Beijinhos da Cristina e se for o caso continuação de boa viagem ou bom regresso. Até breve!

    ResponderEliminar
  2. Olá Cristina, obrigada pelos comentários carinhosos que fazes ao que vou escrevendo. Eu vejo sempre e penso que tenho respondido às tuas palavras. Na verdade, o facto de eu descrever os lugares que visito e fotografo, é uma maneira de fazer funcionar os meus neurónios e deixar memórias. Faz-me bem. Quanto à viagem já terminou e agora é que vou deixando por aqui alguns lugares por onde passei. Acredita que o meu olhar viu muito mais do que aquilo que escrevo, mas é difícil descrever todas as emoções. Mais histórias irão ser contadas. PORTUGAL É LINDO... Mais uma vez obrigada, beijinhos e até um dia destes...

    ResponderEliminar