Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quinta-feira, 14 de abril de 2016

Belmonte

Viajar por Portugal é um privilégio. Esta é a minha opinião. Poderá não ser a sua, mas vai permitir que eu considere que o meu País tem localidades com paisagens lindíssimas e um património histórico fascinante.

É o caso da Vila de Belmonte. Estive lá e posso dizer que são tantas as curiosidades deste local que talvez tenha dificuldade em descrever com rigor o que me foi dado conhecer.
Por ali costumam dizer que é terra de Judeus e berço de Cabrais.
Em relação aos judeus é pelo facto de que foi uma das localidades escolhidas por um pequeno grupo, que se isolou na povoação secretamente, durante mais de cinco séculos, mantendo os preceitos judaicos, e cuja tradição ainda se vive até aos dias de hoje.
O berço de Cabrais refere-se à família ilustre que por ali residiu e de onde nasceu o navegador Pedro Álvares Cabral.
Situada sobre a encosta da Serra da Estrela a paisagem é deslumbrante. Nota-se que é uma Vila cuidada, limpa e no centro histórico cada recanto é um encanto.
Depois o castelo medieval tem a sua história ligada à dos descobrimentos portugueses e à do Brasil, precisamente porque os seus Alcaides pertenciam à família do navegador que já referi, Pedro Álvares Cabral.
É um dos pontos turísticos mais interessantes. Uma alta torre de menagem, muralhas, baluartes e um anfiteatro ao ar livre, rodeado por imponentes muralhas.
Numa das paredes ainda se pode admirar uma janela manuelina, verdadeira jóia granítica, com o símbolo de D. Manuel, a esfera armilar e o escudo da ilustre família Cabral. Daí pode-se contemplar a linda paisagem da Serra da Estrela.
Bem junto ao Castelo ainda se pode admirar uma replica de cruz de madeira de Pau Santo, existente no Brasil
Muita história existe nesta vila encantadora aliada à sua beleza paisagística e que torna este local uma visita obrigatória.
Visite... Vale a pena...

2 comentários:

  1. "Ai quem me dera"... que belas paisagens, que lindas ruas, enfim, olho pela janela e vejo a chuva constante caindo e o vento abanando árvores e arbustos, e sabe também abstrair-me nestas tuas viagens... Obrigada amiga, continua, que pelo menos a mim sabe-me a pouco, como na cantiga. Beijos da Cristina.

    ResponderEliminar
  2. Pois é, amiga Cristina... na verdade a chuva cai forte, o vento sopra e as árvores agitam-se fortemente, também por estes lados, o que me vai deixando angustiada. Depois leio as tuas palavras e fico mais animada, mas como não sei cantar... (sou uma cana rachada) e de certeza que cairia mais chuva... olha... tento escrever mais alguma história e agradeço muito os teus comentários, pois são sempre muito generosos. Beijinhos

    ResponderEliminar