Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

domingo, 10 de abril de 2016

Miranda do Douro

E se hoje eu lhe falasse de Miranda do Douro? Seria uma boa ideia?
Conhece com certeza e eu também já lá estive algumas vezes.
Como a chuva bate na minha janela e não me deixa pôr o pé fora da porta, escrever ajuda-me a passar as horas ao mesmo tempo que admiro através das vidraças os campos verdejantes, as flores a quererem sorrir e o sol de vez em quando a dar um ar da sua graça, sem graça nenhuma.
Lá longe dei conta que o arco-íris apareceu. Não sei se anuncia bom ou mau tempo, mas dá-me algum ânimo.
Bem... lá, lá, lá e nada digo sobre Miranda. Vamos lá...
Quase como todas as narrativas que vou fazendo, não será novidade para muita gente que Miranda do Douro, se situa bem junto ao Rio Douro e em plena fronteira com Espanha. A região é montanhosa e árida, mas não podemos esquecer que fica envolvida pelo Parque Natural do Douro Internacional, paisagem única e deslumbrante.
E como Miranda do Douro sempre soube conservar as suas tradições, não pude esquecer que estava num local com tradições únicas em Portugal. Lembrei do folclore com gaiteiros, pauliteiros, gaita de foles e castanholas. Lembrei da sua língua própria - Mirandês - património único na região. Lembrei da sua gastronomia e confesso que não pude deixar de me sentir estrangeira no meu País.
Os nosso amigos espanhóis são a base de sustento daquela região. Gostam do artesanato que por ali se faz, tais como mantas, bordados, cestaria e peças em tecido de burel.
Depois de percorrer as ruas estreitas mas cheias de turistas, admirar as arribas, fotografar alguns monumentos e visitar a Sé de Miranda, que guarda entre outros tesouros e relíquias, um ícone de religiosidade popular, que atrai devotos de muitos lugares - O Menino Jesus da Cartolinha -  e assistir a um lindo pôr do sol, o cansaço chegou.
Novo dia nos esperava...

Sem comentários:

Enviar um comentário