Os dias vão passando, os meus temas variando e por isso hoje decidi escrever o que penso sobre o que me ensinaram em matéria de boa educação.
Eu não gosto de dizer "eu sou do tempo de".... Acho que ao longo dos tempos tudo vai mudando. No entanto em matéria de educação e respeito pelo próximo a mudança está a ser assustadora.Não pretendo com estas palavras dizer que fui ou sou perfeita. Certamente errei muitas vezes. Não terei sido a melhor a educar, mas procurei transmitir tudo ou mais daquilo que me ensinaram e sabia aos meus filhos. Ensinei a respeitar pais, avós, tios, irmãos, professores, idosos, mendigos, animais, enfim todo e qualquer ser humano, bem como a dádiva e o amor. Penso que consegui.
Há palavras que hoje em dia já se ouvem muito pouco. O "bom dia" acabou, "obrigado" também, "por favor" não se usa, "desculpe" não se sabe o que significa, "pedir perdão" nem pensar e "eu te amo" é ridículo.
Quanto aos professores, esses, são desrespeitados constantemente. Já ninguém se levanta quando entram na sala de aulas e os cumprimenta. Já ninguém sabe cantar o "Hino Nacional" e também já ninguém dá o lugar nos transportes públicos às pessoas mais idosas e grávidas.
Muitas outras atitudes e bons costumes se estarão a perder, mas ficaria uma longa história.
Não sei se os meus pensamentos terão razão de existirem mas tenho a certeza que educação e boas maneiras fazem uma sociedade muito mais feliz.
Para pensar.....
Sem comentários:
Enviar um comentário