Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

domingo, 7 de novembro de 2010

Leite-creme caseiro

Embora tenhamos que ter alguma cautela com a nossa alimentação, não faz mal nenhum de vez em quando sair um pouco do habitual.
Hoje para a sobremesa resolvi fazer o tão tradicional leite-creme que toda a gente sabe fazer ou quase.
No entanto será feito de várias maneiras. A minha receita é a seguinte:
Ingredientes:
1 L de leite
5 gemas de ovo (de preferência ovos caseiros)
4 colheres de sopa de farinha Maizena
6 colheres de sopa de açúcar (a gosto)
1 colher de manteiga (A manteiga torna o creme mais macio)
Um pouquinho de vinho do Porto
casca de limão (a gosto)
1 ou 2 paus de canela
umas areias (poucas) de sal
Modo de fazer: Mexer as gemas com o açúcar, farinha, manteiga e sal. Depois juntar aos poucos o leite até incorporar bem. Juntar o vinho do Porto, o pau de canela e a casca de limão. Levar a lume brando, mexendo sempre para que não pegue no fundo. Começando a ferver continuar sempre a mexer até ter a espessura desejada. Retirar do lume, tirar a casca de limão e o pau de canela e colocar numa taça.
Entretanto deixar arrefecer. Depois liga-se a pá de torrar, polvilha-se o leite-creme por cima com açúcar e quando a pá estiver bem quente vai-se queimando o creme sem desligar. Depois disto está pronto a comer

(Um truque. A pá de torrar fica limpa se a deixar-mos depois de torrar ainda ligada algum tempo. Não precisa de ser lavada).


6 comentários:

  1. Tem um aspecto delicioso. É pena só o podermos comer com os olhos, não é? Mas garanto-lhe que se um dia me der para me armar também em pasteleiro e boleiro, venho cá espreitar a receita deste creme-leite com tão bom aspecto.

    ResponderEliminar
  2. Aspecto e gosto delicioso. Agora não diga que se vai armar em pasteleiro, porque nada foi armado. Foi feito por mim com fotografias coloridas que estão na minha máquina. Não foi copiado de ninguém.
    BM

    ResponderEliminar
  3. Eu acredito, ou quase. Talvez se experimentasse o dito, ficasse sem dúvidas. Que lhe parece? Ps Vamos ver quantos dias, semanas, meses, demora para me responder!

    ResponderEliminar
  4. Responder é coisa que eu gosto de fazer. Agora quanto ao tempo que vai demorar a experimentar será mais complicado de saber. Depende de si.
    Mesmo que demore dias, semanas ou meses será sempre bem confeccionado por mim. Não são fotos da Internet

    ResponderEliminar
  5. Demorou 2,5 a responder, ou quase. Vá lá, não se pode dizer que fosse uma semana, ou um mês. E quanto ao experimentar, terá que ser dezembro, com leite creme e pasteis de belém. Que lhe parece?

    ResponderEliminar
  6. O que me parece bem é ser em Dezembro. É a ocasião ideal para comer leite-creme. Faz lembrar o Natal e acompanhado com pasteis de belém ainda melhor.

    ResponderEliminar