Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

terça-feira, 3 de maio de 2016

Praia da Galé

Saímos com tempo duvidoso mas com a esperança que no sul tudo estivesse melhor.
As nuvens ameaçavam o início de mais um dia de chuva, na Primavera que já ia longa.
À medida que seguíamos o tempo foi melhorando, mas nunca deixando de fazer pinturas exóticas no azul do céu.
Pinga aqui, pinga ali e a nossa desilusão era notória.
Bem... talvez o S. Pedro mudasse de ideias.
Finalmente chegamos ao Algarve, ao nosso porto de abrigo, mas continuavam as nuvens ameaçadoras, embora as previsões do tempo para durante a semana fossem boas.
No dia seguinte acordamos cedo. O azul do céu combinava bem com o azul do mar e com a areia fina da praia. Finalmente bom tempo. Espreguicei, bebi um copo de água morna e de repente lá vejo a minha amiga gaivota no peitoril da varanda... Curioso!!! Tudo indicava que estava à espera de me ver!!! Ainda estivemos algum tempo a olhar uma para outra. Depois pegou uns pauzinhos e lá foi, sabe-se lá para onde tratar da vidinha!!!
Durante o resto dos dias, o sol continuou a brilhar. o mar estava calmo e as gaivotas dançavam ao som da música das ondas
Acordávamos cedo. O mar e o sol eram os primeiros a cumprimentarem a nossa estadia por aqueles lados. Depois o nosso ritual era caminhar na areia da praia, escutar as ondas, o silêncio, sentir o cheiro a mar e o sol da manhã, na cara.
Entretanto começavam a surgir, uma, duas, três pessoas, uma dúzia. quase sempre encontrando as mesmas caras.
Claro que nos observávamos uns aos outros e por vezes surgia o cumprimento para alguém que vimos no dia anterior.
Mas também surge um ou outro que faz a diferença, como a história que a seguir vou descrever.
Seguia na nossa frente um casal. Ele de camisa e calções bem compridos, conversava com alguém num telefone de ultima geração. De vez em quando retirava do ouvido e punha-o mesmo junto ao rebentamento das ondas!! Curioso... não sabíamos se era para o outro lado escutar melhor o mar, ou simplesmente para testar o telefone! A senhora mais afastada e ainda na nossa frente, vestia como se fosse ao cinema. Calça preta comprida, blusa de seda e quando se virou um pouco, podia notar-se a cara primorosamente pintada e sorriu. Passamos à frente e claro que fizemos história. Talvez fossem de um País onde não existia mar! Quem sabe do outro lado, não seria uma criança que gostava de ouvir as ondas?... Bem... deu para tema de conversa entre nós durante algum tempo.
Mas falando em crianças, neste dia, dei comigo a observar e a pensar como tudo vai mudando. E quando digo isto, refiro-me ao facto de ter encontrado poucas crianças. na areia da praia. Fiquei pensativa. As pessoas que encontrava quase todas estavam acompanhadas por um, dois, três cães!!! Fiquei pensativa... Será que se está a trocar a decisão de ter filhos pela companhia de animais?
Cuidar e acarinhar os animais é bom, mas a alegria das crianças ao pularem as ondas do mar e fazerem castelos de areia, não tem preço!!! enfim,,, gostos!!!
Havia dias que caminhávamos  para o outro lado da Galé. A zona mais rochosa. O mar desta vez deixava passar por entre as ondas que iam chegando aos rochedos.  Fantástico!!! Geralmente é inacessível, porque o mar sempre anda alto. Tivemos a oportunidade de reconhecer que na verdade o mar não bate só na areia. Também tem lutas com as suas rochas. Danifica-as mas ao mesmo tempo dá-lhe formas de autenticas esculturas.
Bem...estava a chegar ao fim e curiosamente de novo fui surpreendida pela visita da gaivota. Não sei dizer se era a minha amiga do costume, ou se seria outra a querer fazer amizade. Também não era relevante ser ou não ser. 
O importante mesmo, era o seu olhar e a liberdade de voar...

2 comentários:

  1. Eu não me canso de ver e ouvir o rebentamento das ondas do mar, tal como o senhor que encontraste nos teus passeios pela praia... que coisa mais linda! Vou certamente voltar a este vídeo muitas vezes. Beijinhos da anónima do costume

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, amiga. Na verdade ver e ouvir as ondas do mar é um bálsamo para a alma. Tenho pena de o blogue não comportar vídeos mais longos. Sabe a pouco, mas vê muitas vezes e assim fica um mar maior kkkkkkk... beijinhos

      Eliminar