Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

O Araçá-vermelho

 Araçá - vermelho.
Sempre me fascinaram frutos exóticos e este é mais um que me vai deliciando nesta altura do ano.
O araçazeiro que existe cá em casa, durante os meses de Outubro/Novembro, fica colorido com pequenos frutos de araçás-vermelhos, cujo significado do nome, dizem ser "fruta que tem olhos".
É uma fruta de clima tropical mas também se adapta bem aos nossos terrenos.
A planta cresce moderadamente e não necessita de cuidados especiais. Claro que tem de ser regada e arejada.  Não precisa de ser podada a não ser para eliminar alguns galhos que estejam mais desordenados.
A floração é exuberante com delicadas e lindas flores brancas e os frutos amadurecem em Outubro/Novembro, numa época em que já não vai havendo muita fruta para apanhar.
Bem, o facto de eu falar no araçazeiro e seus frutos é só, porque, para além de o mesmo enriquecer o meu quintal, consegue dar-me o prazer de saborear um fruto exótico com sabor de várias misturas de frutos e ser muito rico em vitamina C, ser um antioxidante, digestivo, controlar a pressão arterial, para além de várias outras propriedades.
A natureza é generosa...

2 comentários:

  1. Cá por casa todos gostaram, não chegaram para a cova de um dente, como se costuma dizer! A minha neta adorou e diz que o Brasil deve ser muito doce e ter umas cores muito lindas, pois eu disse que era uma fruta tropical talvez do Brasil, enfim, coisas de avó!... Bjs Cris

    ResponderEliminar
  2. Os teu netos são amorosos. Gostam de tudo. Passados dois dias já tinha mais araçás maduros e ainda tenho. Com a chuva entretanto já devem ter caído. Para a próxima tens que levar na altura de maior colheita. Beijos para todos

    ResponderEliminar