Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

terça-feira, 25 de março de 2014

Santuário Senhora da Penha

Viajando por aí, a minha curiosidade levou-me até ao Santuário de Nossa Senhora da Penha, em Guimarães.
A estrada encaracolada começou a fascinar-me e a fazer-me recordar lugares que há muito tempo não passava.
É assim que chego ao cimo do monte e daí observo lá em baixo, o velho castelo e o casario da cidade de Guimarães.
Mais ao lado um moderno teleférico que me faz pensar em
fazer o trajecto e observar um cantinho de Portugal de um modo diferente.
Não o fiz, mas andei a admirar o local e o Santuário de Nossa Senhora da Penha. Não é muito antigo. Construído no início do século 20, a sua arquitectura é uma arte moderna mas muito adequado ao local que ocupa. Por todo o lado se encontram visitantes, mas especialmente quem admira a natureza, melhor dizendo uma "natureza estranha".
Estranha porque é um espaço fascinante, onde se podem encontrar penedos, grutas, árvores de grande porte, fontes, trilhos e desfiladeiros, por onde se fazem caminhadas interessantes. Também se poderá arranjar um lugar para ficar num alegre convívio com amigos e um bom "farnel".
Por tudo isto poderemos considerar este lugar como um miradouro da cidade de Guimarães e um símbolo entre a religiosidade e os recursos da natureza. Em dias de céu limpo pode-se ainda observar o Oceano Atlântico.
Como já referi, existem várias grutas. A de Santo Elias - advogado do sono - é uma a não perder de visitar. É que nessa noite de certeza terá um sono tranquilo e reconfortante até de manhã....
Cantinhos de Portugal.....

2 comentários:

  1. Mais uma belissimo texto escrito pela minha amiga Beatriz!| Enquanto lemos a descrição estamos a "ver" na nossa mente a paisagem descrita (mas porque a descrição é perfeita). Adoro ler estes textos e agora também tenho oportunidade de deixar um pequeno comentário. Parabéns! Poderias ser uma grande escritora! Maria Fátima de Jesus Leite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Fátima pelo comentário tão positivo. Nem sei o que responder ao elogio. Apenas descrevo o que vou vendo, sem a pretensão de me tornar escritora, muito menos "grande escritora". O meu olhar (enquanto pode) quase sempre está atento ao que me rodeia e é assim que vou descrevendo situações ou lugares que me chamam a atenção. Beijinho

      Eliminar