Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

domingo, 27 de janeiro de 2013

Castelo de Montalegre

Visitar Montalegre é um privilégio. Estive lá e posso dizer que esta Vila é cheia de tradição, carisma e onde a tranquilidade e a hospitalidade parecem assumir um papel principal. Gente amável, simples, respeitável e boa comida fazem parte deste conjunto habitacional.
Claro que não podia deixar de passar pela maior "Feira do Fumeiro" de Portugal e pelo Castelo medieval que simboliza tudo o que esta localidade foi no passado e o que representa no presente.
Este Castelo suponho que será um dos mais bem conservados de Portugal.
O que ele significa tem muito interesse histórico, mas para mim será difícil descrever.
No entanto acho interessante o facto de estar erguido sobre um castro e rodeado pelo casario velho em granito que por certo terá feito parte da povoação da época.
Do alto da sua torre de menagem vislumbra-se, para além de outras, as serras do Gerês e do Larouco.
Tudo indica que a defesa de Montalegre fosse objecto de atenção, uma vez que se encontra muito perto de Espanha. O Castelo evoca essa patriótica vocação de uma terra fronteiriça que se manteve atenta à defesa de Portugal.
Como já referi a sua história será muito interessante e complexa. Esta é só a minha visão singela de um castelo e uma vila que no seu cantinho fronteiriço não terá deixado de se defender com gente valente, simpática e que nada temeu.
Gente do Norte de Portugal....
https://bmaxima.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário