Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

segunda-feira, 30 de agosto de 2010

Os Espigueiros

O meu blog fala de tudo um pouco. Desta vez será sobre os espigueiros. Este encontrei-o ontem durante a minha viagem de mota. Em Abragão existiam alguns. Hoje já são raros.
Outrora lá se iam encontrando aqui e ali dando um encanto especial a esta Vila. São uma graciosidade.
Não é novidade para ninguém que os espigueiros são o celeiro onde o lavrador guarda as espigas de milho. Em algumas zonas são de posse comunitária e em pedra. Em Abragão não.
Eram mais ou menos assim mas de uso particular e a sua dimensão reflecte a grandeza da produção que normalmente era ou é efectuada.
Encontram-se implantados em zonas onde o terreno é mais elevado de forma a permitir a secagem do milho. Nas imediações normalmente existia uma eira. Aí se faziam as alegres desfolhadas (já não se fazem). A maior parte dos espigueiros nesta região são construídos em pedra e madeira. Como a sua principal função é a secagem dos cereais a madeira é disposta de forma intercalada para permitir a tal secagem através das fissuras deixadas propositadamente abertas.
Eu acho estas construções um encanto ao ponto de, mesmo não tendo milho, colocar um no meu quintal. "Quem sabe um dia"

Sem comentários:

Enviar um comentário