Tradição antiga e que ainda se vai praticando em alguns lugares da Vila de Abragão. Estou convencida que já há muito a mesma acabou na maior parte das Aldeias e Vilas.
Em tempos passados era um privilégio recebê-la, pois nem todas as casas eram dignas desse direito, por este ou aquele motivo. Rara era a casa que não a recebia. Pouco a pouco isso foi-se modificando. Hoje em dia é uma opção de cada um, estando por este motivo quase extinta. A mesma é transportada num oratório de madeira protegida por um vidro interior e por duas portas que se fecham durante o transporte. Está 24 horas em cada casa. Rezavam o terço e mantinha-se sempre acesa uma lamparina. Hoje já não será bem assim. No dia seguinte normalmente é entregue pela pessoa que a recebeu por volta da hora do jantar ao vizinho seguinte comentando por brincadeira, "chegaram mais três para o jantar", o que origina por vezes algum diálogo. Pena é que estas tradições estejam a acabar porque não só pelo acto religioso que representa significa a partilha e o convívio entre as pessoas
Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Sem comentários:
Enviar um comentário