Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Senhora da Saúde de Abragão

Como gosto muito do lugar que me viu nascer, não posso deixar de mencionar a grande festa que se faz em honra da Senhora da Saúde de Abragão.
É realizada no 1º fim de semana de Setembro. É uma festa de raízes antiquíssimas , trazendo muitos forasteiros. Durante toda esta semana a comissão de festas percorre as casas da Vila acompanhada de grupo de bombos para recolha de ofertas.
No dia 2 (quinta-feira) começa com a tradicional procissão de velas que faz o percurso desde a Igreja Matriz até à Capela da Senhora da Saúde. Depois como já existem umas barraquinhas algumas pessoas já ficam por ali algum tempo em amena cavaqueira e não só.
No dia 3 (sexta-feira) haverá actuação à noite de alguns grupos de folclore da região.
No dia 4 (Sábado) de manhã celebra-se a comunhão solene das crianças e pela noite temos várias actuações. Este ano começa com a Orquestra Myllenium. Depois segue-se o fogo de artifício e de seguida a festa continua com a actuação da Banda "ABBA Platinum".
Domingo logo de manhã haverá a entrada das Bandas Filarmónicas de Amares e Famalicão que farão o seu espectáculo nos dois coretos da freguesia. Pela tarde haverá o Grupo de gaitas "Enfienza". De seguida, como não poderia deixar de ser sairá uma procissão com as crianças da comunhão e com vários andores entre eles o da Senhora da Saúde por volta da 6 horas e pela noite novamente fogo de artifício. As Bandas Filarmónicas continuam a actuação pela noite fora até à entrega da festa à comissão de festas do ano seguinte. Este final é muito interessante.

2 comentários:

  1. Li numa pequena publicação de um autodidacta de Pardilhó, Estarreja, terra onde nasci, a frase: "povo que não cultua seus heróis, não é digno de sua história". Dá para notar que, quem escreveu isto, fez vida no Brasil.
    Partilho com a D. Beatriz o gosto pelo preservar das tradições e dos costumes. Muito mais quando se trata da terra onde nascemos.
    Bem haja e Deus a conserve.
    Um abraço.
    Paulo Gabriel.

    ResponderEliminar
  2. Amigo Paulo obrigada pelo seu comentário. No meu blog faço questão de falar o mais possível em Abragão. Esta terra viu-me nascer. Não me viu crescer, mas um dia há-de ver-me morrer.
    Um abraço
    Beatriz Máximo

    ResponderEliminar