Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Doce caseiro de figo

O tempo que vai fazendo convida a estar por casa.
Sendo assim, se tiver e gostar de figos, pode aproveitar a ocasião para fazer este delicioso doce caseiro
Deixo aqui a minha receita que é muito simples

Ingredientes:
Pesa-se determinada quantidade de figos.
Metade do peso de açúcar. Quem gostar mais doce pode pôr mais um pouco.
Colocar também dois paus de canela
Meio cálice de vinho do Porto
Raspa de limão e algum sumo.

"A raspa e o sumo de limão também utilizo na compota de pêra". 
Juntar tudo numa panela e deixar ferver lentamente durante bastante tempo mexendo de vez em quando, até ficar com um tom acastanhado. Quando achar que está no ponto devido (acastanhado), estará pronta.
Entretanto deve-se esterilizar os frascos e as tampas com água a ferver durante algum tempo. Logo que a compota esteja pronta tiram-se os frascos da água e enchem-se tapando bem. Depois disto viram-se os fracos com a tampa para baixo e só guarde quando a compota estiver fria. Agora saboreie o seu doce que tenho a certeza vai gostar.
Para mim também acho que fica muito mais delicioso se o mantiver no frigorífico.
Bom apetite...

2 comentários:

  1. A D. Beatriz continua a surpreender. Esse seu doce, seria um figo num pequeno almoço do próximo Passeio de Clássicas de Abragão.
    Se o número de participantes inviabilizar a iniciativa, sugiro que o traga para degustação no pequeno almoço do 6.º Encontro Kreidler Florett da Murtosa, que irá ter lugar no 2.º Domingo de Maio de 2011.
    Um abraço.
    Paulo Gabriel.

    ResponderEliminar
  2. Por o meu doce ser um figo duvido que chegue ao Passeio de Clássicas de Abragão.
    Muito menos ao encontro Kreidler Florett da Murtosa que se realiza depois.
    No entanto pode ser que o Sr. Paulo algum dia tenha oportunidade de o provar. Quem sabe.....
    Cumprimentos
    Beatriz Máximo

    ResponderEliminar