Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Casa de Condes


No início deste blog eu disse que iria contar histórias de Abragão e não só. Na verdade isto que escrevo é somente e apenas uma maneira de divulgar algumas. Com interesse? sem interesse? Isso depende muito de quem as lê porque na verdade são histórias banais. Depois a fantasia poderá ou não levar-nos até onde a nossa imaginação quiser. Esta continua a ser uma das tais histórias que por aqui se passam ou passaram.
Por cá temos casas muito bonitas e antigas e esta é uma das tais.
É conhecida como "A Casa do Bovieiro".




















Uma das casas mais importantes e nobres da freguesia de Abragão. É brasonada e está inserida numa quinta agrícola antiga, com capela e anexos de caseiros e de alfaias agrícolas. À sua família de Condes, Viscondes e Condessas estas terras foram dadas nos primórdios da nacionalidade.
Esta casa é imponente, com grandes salas de tectos pintados e uma escadaria interior de grandes dimensões, tudo fazendo lembrar na verdade um palácio. Afinal eram Condes, melhor dizendo Viscondes.
Ainda hoje se mantêm na mesma família, sendo os anexos habitados por caseiros quase tão antigos como a própria casa e uma empregada que lá continua desde menina. Os seus descendentes visitam-na de vez em quando e assim se vai mantendo até aos dias de hoje.
Como vêm esta notícia nada tem de extraordinária, embora talvez alguém mais conhecedor desta casa tenha histórias fantásticas para contar.
Mordomias algumas são contadas mas....
Enfim... "Condes são Condes"....

6 comentários:

  1. Foi na freguesia de Abragão que a familia fidalga Monteiro de Vasconcelos Guedes Mourão fidalgos com raizes na terra resolveram edificar a sua casa. A familia foi agraciada com o titulo de Visconde no reinado de El Rei D. Luis e posteriormente à categoria de Conde, já no reinado de El Rei D. Carlos.

    A casa no sec XVII chamava-se Quinta do Vimieiro. Esta familia era aparentada com a hoje famosa Quinta da Aveleda em Penafiel.

    ResponderEliminar
  2. A maior riqueza arquitetónica da casa reside no tecto oitavado de masseira, pintado , logo à entrada da casa- Este tecto de dimensões invulgares e unicas é mt rico e pintado com motivos de fauna e flora tropicais e exóticos. Este tecto foi pintado na primeira metade do sec XVII, provavelmente pelo mesmo artista que pintou a tribuna da Igreja de Vila Boa do Bispo. A casa do Bovieiro nunca foi terminada e por isso não adquiriu a simetria inicialmente pensada. Este acrescento foi pensado pelo mui nobre e corajoso Tenente Coronel José Monteiro Guedes de Vasconcelos Mourão, governador de Penafiel que se distinguiu nas invasões napoleónicas.

    ResponderEliminar
  3. Esta casa possui ainda um subterraneo secreto que liga a casa à mata em frente. Foi nesta casa que foi assasinada a irmã de Tenente Coronel José Monteiro Guedes de Vasconcelos Mourão. Qd as tropas de Napoleão se dirigiram a casa para prender o Governador Militar, a sua irmã refugiou-se nos referidos subterraneos. Imprevidente levou consigo um pequeno cão que a acompanhava desde há mts anos. Foi o animal que a traiu com um latido fatal. Com os latidos alertou os invasores napoleónicos, qua facilmente a descobriram e assasinaram. " ... matarão-na atrozmente, os franceses qd viram à Casa do Bovieiro de Abregão arrouba-la a procurar seu irmão José Monteiro Guedes a 5 de Maio de 1809" - ver Subsidios para o levantamento do património construido de Almendra, edição da Camara Municipal de Vila Nova de Foz Côa, 1993

    ResponderEliminar
  4. ola sou primo do manel castelo branco e a pouco tempo estive no bovieiro e sabem que mais o bovieiro nao e bem casa de condes, e mais uma casa de viscondes. Nao sei se sabem mas o bovieiro tem uma passagem secreta que vai dar ao rio. Conta a historia que no tempo da invasao francesa uma mulher e um cao fugiram para a passagem secreta mas o cao ladrou e mataram a mulher e os franceses descobriram a passagem secreta e mataram a
    mulher e o cao
    e

    ResponderEliminar
  5. Pois é. Quando terminei de escrever alguma coisa sobre esta linda casa estava certa que haveria muita gente conhecedora de histórias fantásticas. Aí estão elas. Venham mais. Estou a gostar imenso de as saber.

    ResponderEliminar
  6. Quero agradecer a todas as pessoas que por aqui têm passado e deixado alguns comentários esclarecedores de uma família e de uma casa que marcou a Vila de Abragão para sempre. Obrigada.

    ResponderEliminar