Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Feijoas

Conhecem esta fruta?
Pois é... cá por casa existe a feijoeira que todos os anos me presenteia com abundantes feijoas.
Há quem tenha a árvore e não consiga ter frutos. No entanto nunca tive esse problema.
Na Primavera enfeita o meu jardim com as maravilhosas flores e no Outono oferece-me as deliciosas feijoas.
Conhecida como "a fruta da eterna juventude" tem qualidades únicas, responsáveis pelo equilíbrio do nosso organismo.
São antioxidantes e combatem bactérias e fungos, Funcionam na prevenção de várias doenças causadas pelo mau funcionamento do sistema imunológico e pode até servir de esfoliante para a pele.
O seu sabor tem uma característica interessante pois dá a ideia de uma mistura de goiaba, banana, morango e especialmente abacaxi.
Depois é diferente dos outros frutos relativamente à altura em que se devem comer. É uma fruta de Outono e por volta de Outubro/Novembro as feijoas ficam maduras, caem ao chão e é nessa ocasião que se apanham e se comem já maduras. As que vão caindo são as melhores
Poderá ser um fruto que na primeira vez que se come se estranhe o sabor, precisamente por parecer uma mistura de frutos exóticos. No entanto se estiverem bem maduros depressa se tornam uma delícia ao paladar.
Então se é bom e tem tantas propriedades curativas porque não comê-las ou se tiver um cantinho na sua casa plantar uma árvore?
Vai ver que para além da sua floração ser muito bela e enfeitar o seu jardim, os frutos vão fazer parte da sua alimentação.

8 comentários:

  1. Sempre novidades, este fruto é-me desconhecido, nunca ouvi falar nem vi. Vou estar com atenção quando for a uma frutaria. Fernanda

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Por acaso nunca me lembrei de te mostrar quando vens a minha casa, mas a árvore está perto das "fisalis". Penso que será um bocado difícil encontrares feijoas nas frutarias. É uma fruta de Outono.

      Eliminar
    2. Provei e gostei muito . Alberto Veloso

      Eliminar
    3. Ainda bem que gostaste. Para o ano há mais.

      Eliminar
  2. A minha filha, a Bárbara, foi quem mais gostou. Ela queria levar uma feijoa para a sogra meter na terra para ver o que dava, mas não teve sorte nenhuma, pois desapareceram todas antes que se pudesse fazer a experiência...Enfim, para o ano há mais, contando com a tua habitual generosidade, claro...Bjs Cris

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que para o ano há levas mais feijoas. Quem sabe as minhas sementes não vão dar novas árvores. Se germinarem, já sabes que podes levar para plantar. Beijos

      Eliminar
  3. Gostaria de saber quem poderá arranjar um pé ou dois desta planta

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Em qualquer horto suponho que encontrará a planta da feijoa. Foi assim que arranjei a minha

      Eliminar