Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

domingo, 22 de fevereiro de 2015

Juíz de Fora

Hoje é o penúltimo dia que passo em terras de Vera Cruz
Como já mencionei antes, o meu quartel general durante quase três meses foi a cidade de Juíz de Fora, interior do Brasil e a pertencer ao estado de Minas Gerais.
Então resolvi que seria a altura ideal para descrever o que esta cidade me ensinou e proporcionou.
Quero começar pelo curioso nome de "Juíz de Fora e dizer que segundo o que se conta por estes lados, embora com algumas dúvidas quanto à veracidade, é que um magistrado, há já alguns séculos, foi nomeado pela Coroa Portuguesa para actuar onde não havia juiz de direito e se terá hospedado por pouco tempo numa fazenda da região, onde mais tarde surgiu o povoado, ficando até hoje com o nome de Juíz de Fora.
Depois é curioso que esta cidade remonta à época do Ciclo do Ouro e por isso se confunde com a história de Minas Gerais.
As dificuldades de acesso eram grandes e o lugar permaneceu praticamente intocável até ao século XIX, sendo habitada pelos índios e só com a abertura de uma estrada para o transporte do ouro da região de Ouro Preto até o porto do Rio de Janeiro é que começou a ser desbravada. Hoje é uma cidade desenvolvida onde se vive tranquilamente.
Situada a aproximadamente 200 quilómetros do Rio de Janeiro e 300 de Belo Horizonte, a capital do Estado de Minas Gerais.
E sendo Minas Gerais, quase que garanto que fará lembrar a muita gente o pão de queijo, o pão de canela, a cachaça, a comida mineira a abóbora com coco e outros tesouros mineiros.
Para mim Juíz de Fora foi uma verdadeira revelação.
A cidade é discreta, acolhedora e com clima moderado. Poderei dizer que encantos não lhe faltam. Encantos citadinos e rodeada de belas paisagens serranas verdejantes.
Bem creio ter chegado a hora de encerrar estas breves linhas.
De ti, Juíz de Fora, levo comigo uma enorme vontade de voltar. 
Não sei se amanhã ou depois, contudo Santo António que é teu padroeiro é quem dirá.
Quanto a mim, apenas me resta esperar... 

Sem comentários:

Enviar um comentário