Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sábado, 6 de setembro de 2014

Festa Senhora da Saúde de Abragão

Todos  os anos no primeiro fim de semana de Setembro, em Abragão, acontecem os festejos da festa da Senhora da Saúde.
Nesta época é a ocasião ideal para festas e romarias pelas aldeias deste Portugal.
São muito populares, ao gosto das pessoas que habitam as redondezas e também de muitos forasteiros.
Na minha aldeia (deixem-me chamar assim) o povo sai à rua, as luzes acendem-se, a igreja fica toda iluminada e a alegria reina na casa de cada um.
Na minha aldeia houve-se música, foguetes no ar, alegram-se as crianças e o povo fica feliz e contente.
Durante os anos de ouro da minha juventude (mesmo morando longe) ano após ano, o mês de Setembro era passado por aqui (Abragão).
Vinha de qualquer maneira. De comboio, camioneta ou até de carro quase a cair de velho, mas vinha e ficava até acabarem as vindimas.
Na minha aldeia a festa era considerada um festival. Ninguém ficava em casa e pouco incomodava o pó do arraial que na época era em terra batida.
Na minha aldeia, não importava se tinha muitos ou bons concertos, porque a festa era feita por todos e bastava encontrar os amigos, comprar as famosas cavacas, comer o caldo verde, beber uns copos e dar dois dedos de conversa.
Mas... na minha aldeia a festa foi crescendo, crescendo, ganhou fama e cada vez é mais concorrida.
Então, agora falo da Vila de Abragão (sim... porque já há uns anos assim foi considerada) a Festa da Senhora da Saúde é o culminar de um Verão vivido com a família e amigos, mas também o recomeço de um novo ano de trabalho.
Por isso deixem passar a banda e siga a festa.

Sem comentários:

Enviar um comentário