À chegada somos de imediato confrontados com um panorama de um bonito estuário de água espelhada quase ao nível da estrada, com pequenas ilhas e canais que se cruzam entre si.
É este conjunto que nos desafia.
Mas Aveiro merece uma visita prolongada. É uma cidade limpa, luminosa e que recebe bem.
Tem vários pontos de interesse, o que daria para vários dias.
Bem..... decidimos, desta vez, optar por fazer um passeio num dos seus tradicionais moliceiros - barcos semelhantes às gôndolas, muito coloridos com gravuras de mensagens: De humor, profissionais, românticas ou religiosas e nenhum desenho se pode repetir.
O comandante é também o guia turístico que ao longo do passeio nos vai divertindo e fazendo referências aos vários monumentos, conjuntos de casas de Arte Nova e as pontes que atravessam os canais.
Tenho de dizer que comecei a sentir-me num panorama mágico e que ficará na minha memória para sempre. Os canais que entram dentro da cidade, mais parecendo estradas pouco movimentadas e cheias de glamour vão dando a possibilidade de vermos a cidade de outra maneira. Talvez tenha sido uma experiência única, pois visitar Aveiro percorrendo os canais, proporciona dar atenção a pormenores que dificilmente se daria numa visita de carro.
A entrada do canal S. Roque - Canal do Paraíso.
A Ponte de Carcavelos, também conhecida pela ponte dos namorados.
A Ponte Pedonal Circular que une as quatro margens dos dois canais e que expressa uma mensagem na sua Arquitectura "O ABRAÇO"
As casas coloridas.
A antiga fábrica de cerâmica.
Antiga Capitania do Porto de Aveiro............ e mais, mais e mais
Teria muito para descrever e para visitar, mas fica a promessa de voltar.
Fiz o que o povo diz: Visitar Aveiro e não fazer um passeio de moliceiro, é o mesmo que ir a Roma e não ver o Papa....
Bem... posso dizer que foi possível e agradável andar de moliceiro.
Mas também posso dizer que já visitei Roma e não vi, nem a "sombra do Papa".
Afinal conhecer Portugal é muito mais fácil.....
Maravilha!
ResponderEliminarObrigada
EliminarA tua descrição e as fotos dizem tudo o que se vê no percurso no moliceiro a parte onde começa a existir arquitetura mais moderna e a antiga que se vê pela cidade . Fernanda
ResponderEliminarA descrição é exatamente o que se vê e com as fotos correspondentes, nem a arquitetura moderna postaste assim como a arquitetura caraterística de Aveiro, tudo se vê na bela viagem de moliceiro. Fernanda
ResponderEliminarOkey
EliminarObrigada pelo comentário, Só não entendi quando dizes que não postei a Arquitectura moderna. Será que era isso que querias dizer?
EliminarOlá Tiza o comentário está em cima, mas depois desaparece. A descrição está maravilhosa comtempla tudo o que se vê durante o passeio de moliceiro. Fernanda
ResponderEliminarEstá tudo bem. Os comentários não desapareceram. Obrigada, Beijinhos
Eliminar