Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Montemor-O-Velho

Há alguns dias que não escrevo sobre a minha visita aos cantinhos do nosso Portugal histórico.
Por isso vou tentar descrever a passagem pelo Castelo de Montemor-O-Velho.
Inserido no Distrito de Coimbra, faz parte de uma Vila antiga, que será digna de muita observação.
Nesta zona a personagem principal é o Rio Mondego, mas o Castelo Medieval, um dos mais belos de Portugal foi a nossa primeira opção.
Este Castelo é bastante bonito, estando em bom estado de conservação.
A extensão das muralhas será das maiores que já terei encontrado.
Entrando pela porta da peste, portão da entrada do Castelo, de imediato me senti envolvida por um espaço medieval, com ruínas, mas ao mesmo tempo com vida recente que se fazia notar nos seus jardins bem cuidados.
A casa de chã,  de edificação singela com paredes em vidro e estrado em madeira, confere leveza e é pouco chocante com o espaço central do Paço das Infantas, actualmente em ruínas.
Depois, logo a seguir por entre o relvado das muralhas, a Igreja de Santa Maria de Alcaçova, que com a sua porta aberta convida a entrar e a admirar o seu interior com um belo altar, várias pedras tumulares, uma pia baptismal, pinturas nos tectos e lindas colunas laterais.
Lá mais às frente a torre de menagem, bem conservada.
Posso dizer que me senti confundida com o espaço que me rodeava. Não sabia se estava num lugar medieval decorado e conservado com gosto ou num jardim decorado com peças medievais. Qualquer uma das opções me agradava.
No entanto tudo tem a sua história e não posso deixar de comentar que foi neste castelo, que se decidiu por reunião de conselho, por termo à mais bela história de amor da história de Portugal, "A morte da jovem Inês de Castro".
E, depois disto, o tempo passou e tínhamos que seguir, mas nunca sem deixar de admirar lá do cimo das muralhas os campos de cultivo e os extensos arrozais do rio Mondego.
Seguimos viagem...

2 comentários: