Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

segunda-feira, 7 de julho de 2014

Alpedrinha

Alpedrinha foi um dos lugares que visitei.
Situada no sopé da Serra da Gardunha é uma Vila do Concelho do Fundão.
Tenho que admitir que foi uma surpresa agradável.  Depois de ter descido por encostas verdejantes da Gardunha, observando a perder de vista os campos de cultivo, os cerejais, os castanheiros, riachos e sentir os cheiros da natureza, eis que a Vila de Alpedrinha surge com o amontoado de casas misturadas com o arvoredo .
As ruas estreitas parecem esconder mistérios, mas não deixam de surpreender com enfeites de sardinheiras e flores de várias cores. Ouve-se a água de algumas fontes e a frescura de todo aquele lugar, que quase se encontra deserto.
Pensei... Mais uma vila histórica idêntica a outras por onde passei. No entanto quando comecei a subir as tortuosas ladeiras rumo aos velhos palácios escondidos, o meu olhar defronta-se com um museu vivo em cada rua estreita e em cada chafariz de pedra já gasta pelo cair das águas. Casas apalaçadas, varandas de madeira ou pedra.










Enfim, cada passo dado, mostra um mundo escondido no cimo das escadas íngremes que vou pisando. e nestes caminhos escondidos de Alpedrinha, de repente surge como por feitiço o Palácio do Picadeiro, que dizem ter servido de residência aos Jesuítas. Na sua parte central tem um enorme brasão virado para um pátio quadrado, chamado de picadeiro. Na entrada parece ter existido um portão que com toda a certeza terá sido monumental.
Depois um dos lados desse mesmo pátio é acompanhado por um muro altíssimo que dá para o chafariz real e onde existem parapeitos com bancos laterais e dos quais se pode desfrutar de um magnifico panorama.










A Igreja Matriz com duas torres, contempla toda a beleza que a rodeia e junto a ela a chamada Casa da Comenda rodeada de jardins e piscina e que, hoje em dia, está transformada em Casa de turismo de habitação.











Mas continuar a falar de tudo que existe em Alpedrinha tornaria esta conversa demasiadamente longa e quem sabe talvez cansativa. Sendo assim, para quem estiver interessado, deixo uma foto do que poderá encontrar para passar um óptimo dia de Verão.
Faça boa viagem.....

Sem comentários:

Enviar um comentário