Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Trancoso

A minha viagem vai continuando e a oportunidade de visitar a Cidade de Trancoso não escapou.
O Castelo e as muralhas situados no alto de uma colina dão a oportunidade para assistir a toda a zona envolvente e contemplar as maiores serras do centro de Portugal.
Esta fortaleza segundo reza a história terá sido anterior à nacionalidade, mas D. Dinis mandou reforçar o seu interior. Comparado com outras fortalezas está em bom estado de conservação.
Trancoso não é só Castelo, muralhas e lugares históricos, mas nesta minha viagem o interesse é mesmo esse "Património histórico", por isso tento escrever dentro desses parâmetros, embora por todos os lugares que passei a história recente, esteja lá.
Então, continuando, não fiquei indiferente ao Pelourinho ali existente, considerado monumento Nacional e logo em frente a Igreja de São Pedro, que exibe na porta principal um brasão com duas chaves cruzadas. No interior um mausoléu, túmulo do profeta e poeta Bandarra, que dizem ter sido sapateiro de profissão.
Podia ter continuado por vários monumentos, pois nesta região são vastos, mas decidi também dar atenção às ruas estreitas e inclinadas rodeadas de lindas e frondosas hortênsias que embelezam as casas em pedra de estrutura baixa.
Percorrer a pé por estas ruas ainda se tem o privilégio de observar fontes e poços muito originais e antigos. É o caso da "Fonte David", que segundo diz a lenda, quem beber três goles daquela água ficará tentado a viver em Trancoso.
Não bebi, por isso consegui seguir viagem, mas não deixei de fotografar uma quadra que encontrei noutra fonte.


E foi assim que segui com alguma sede.... sede de beleza e de história que ficou por visitar....

Sem comentários:

Enviar um comentário