Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Sortelha

Desta vez queria visitar Sortelha, apesar de já ter estado por aqueles lados há alguns anos.
Localizada no concelho do Sabugal é fácil a chegada. O percurso dá-me a oportunidade de conhecer paisagens lindíssimas, os campos e as lindas e pequenas povoações que me vão encantando na estrada secundária até Sortelha.
Claro que visitei o Sabugal que também tem muito que admirar.
Bem, hoje será a Vila Medieval, preservada durante anos derivado ao esquecimento a que esteve sujeita, mas com encantos de uma povoação medieval erigida sobre altos penedos, onde vive gente simples e humilde, de feições vincadas pelas agruras da vida. Será talvez uma das mais belas aldeias históricas portuguesas.
Já de longe se começa a ver o Castelo, empoleirado num pico. Este castelo de Sortelha parece uma visão irreal.
Depois lá de cima a vista é surpreendente. De um lado, uma encosta cheia de penedos e de vegetação densa, inacessível. Aos pés da muralha, o povo, o pequeno casario e o pelourinho.

















Olhando bem todo aquele conjunto, vemos ruas e caminhos tipicamente medievais e a aldeia é circundada por muralhas.















Algumas crianças brincam, o que é muito curioso, pois nestes locais raramente existem. Não resisti à tentação de meter conversa. Apanhavam laranjas, mas diziam que já estavam secas e dividiam a brincadeira com um lindo gato preto e branco que por ali andava e que talvez se sinta privilegiado por viver naquele local, onde é acarinhado e protegido pelo castelo que lá do alto o vai guardando.
Enfim... se algum dia se decidirem deslocar a esta aldeia, vão reparar que é um verdadeiro e grandioso espaço cultural e de certeza que sentirão como eu, inserida e transportada à época daquele espaço medieval.

Sem comentários:

Enviar um comentário