Localizada no concelho do Sabugal é fácil a chegada. O percurso dá-me a oportunidade de conhecer paisagens lindíssimas, os campos e as lindas e pequenas povoações que me vão encantando na estrada secundária até Sortelha.
Claro que visitei o Sabugal que também tem muito que admirar.
Bem, hoje será a Vila Medieval, preservada durante anos derivado ao esquecimento a que esteve sujeita, mas com encantos de uma povoação medieval erigida sobre altos penedos, onde vive gente simples e humilde, de feições vincadas pelas agruras da vida. Será talvez uma das mais belas aldeias históricas portuguesas.
Já de longe se começa a ver o Castelo, empoleirado num pico. Este castelo de Sortelha parece uma visão irreal.
Depois lá de cima a vista é surpreendente. De um lado, uma encosta cheia de penedos e de vegetação densa, inacessível. Aos pés da muralha, o povo, o pequeno casario e o pelourinho.
Olhando bem todo aquele conjunto, vemos ruas e caminhos tipicamente medievais e a aldeia é circundada por muralhas.
Algumas crianças brincam, o que é muito curioso, pois nestes locais raramente existem. Não resisti à tentação de meter conversa. Apanhavam laranjas, mas diziam que já estavam secas e dividiam a brincadeira com um lindo gato preto e branco que por ali andava e que talvez se sinta privilegiado por viver naquele local, onde é acarinhado e protegido pelo castelo que lá do alto o vai guardando.
Sem comentários:
Enviar um comentário