Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

As Andorinhas

Um destes dias na casa de um familiar em Abragão, deparei-me com estas andorinhas em cerâmica, à entrada da porta. De imediato as mesmas fizeram-me recuar no tempo e lembrar que há uns bons anos, se viam em qualquer casa.
Como ave migratória a andorinha sempre regressa ao mesmo local onde anteriormente habitou e durante a sua vida, apenas possuiu um único parceiro. Por isso assumiu um simbolismo conotado com valores como, lar, família, amor, lealdade e fidelidade. Por esse motivo elas eram colocadas nas fachadas das casas.
Bordalo Pinheiro, pintor e caricaturista, aproveitou o simbolismo das andorinhas, que anunciam a Primavera, e rapidamente a popularizou entre o povo de diversas formas. Azulejos, pratos e várias peças decorativas. Toda a gente (ou quase) as colocava à entrada de casa, precisamente por simbolizarem todos os valores que atrás referi. Também como uma espécie de amuleto, de harmonia, felicidade e prosperidade no lar.
Confesso que fiquei com vontade de recuperar os velhos costumes, e porque nunca é tarde demais para admirar o voo das aves, tentarei encontrá-las e colocá-las na minha varanda, ou quem sabe oferecer algumas às pessoas que verdadeiramente amo.....
Sejam felizes....
https://bmaxima.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário