Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sexta-feira, 30 de dezembro de 2011

Bom Ano de 2012

O novo ano está a chegar. Ás 24 horas do dia 31 vamos fazer a contagem decrescente, 10, 9, 8, 7, 6, 5, 4, 3, 2, 1, 0000000 - Feliz 2012 - Será assim.
Fechamos um ciclo e abrimos outro. Fazemos promessas  e alimentamos sonhos que dão vida à nossa celebração.
Nestes segundos de transição enchemos o coração de esperança para começar tudo de novo. e para que tudo corra bem, utilizamos algumas tradições e rituais. Fogo de artificio, barulho, buzinadas, apitos, damos gritos de alegria e não podemos deixar de brindar com champanhe e comer as doze uvas passas ao toque das badaladas, formulando um desejo por cada uma.
Bem, mas temos outras superstições tais como bater em tachos e panelas, à janela, para espantar os espíritos. Subir a uma cadeira com o pé direito e com dinheiro na mão ou nos bolsos para que o ano seja afortunado. Vestir uma peça de roupa interior nova, de cor azul, (este ano convêm que seja dourada) para ter sorte durante o ano todo.
Dizem até que se deve passar a primeira noite do ano com roupa lavada na cama. Assim os possíveis problemas do ano que acabou, ficarão na água de os lavar.
Enfim, pensando em tudo isto e em outras tradições e superstições, que certamente muita gente conhece, o melhor é mesmo não acabar com elas.
Façamos tudo isto.
Pelo menos o ano não se poderá queixar de não termos feito tudo por ele.
Resta-nos esperar que também se lembre de nós.
BOM ANO DE 2012

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Ano Novo a chegar

As minhas rimas

Ano Novo está a chegar
Haja paz e muita alegria
Tão depressa este passou
Parece que só teve um dia

Vamos todos enfrentar
Mais um ano sem igual
Caminhar e não parar
Neste nosso Portugal

Doze meses vão passar
Disso temos a certeza
Não podemos fracassar
Ser fortes e com firmeza

Todo o povo baralhado
Mas depressa se acostuma
Só o "Zé", esse, coitado
Não acha graça nenhuma

Por isso eu vou deixar
Os meus votos de coragem
Viveremos o dia a dia
Este mundo é uma passagem

BM

quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Tarte de atum

Para sair um pouco dos doces de Natal resolvi falar de uma tarte que serve perfeitamente para uma entrada no dia de Natal. É muito boa e fácil de confeccionar.

600 gr de massa folhada (pode comprar já feita)
2 latas de atum
2 cenouras raladas
1 cebola
2 dentes de alho
50 gr de sultanas
4 c/sopa de azeite
1 folha de louro
1 ramo de salsa picada
sal e pimenta
Ovo para pincelar

Descasque a cebola, os alhos e as cenouras. Corte a cebola em meias luas finas, pique os alhos e rale a cenoura.
Deite o azeite para o tacho, leve ao lume, junte o alho, a cebola, a cenoura e o louro. Mexa e deixe cozer até ficar uma mistura macia. Tempere com sal e pimenta, retire do lume, junte as sultanas e a salsa picada, misture e deixe arrefecer.
Ligue o forno a 200º. Estenda a massa folhada (pode fazer em tabuleiro rectangular ou redondo) e deixe com uma espessura fina. O de baixo deve ser um pouco maior para depois unir à parte de cima.
Coloque então uma parte da massa no tabuleiro préviamente passado por água fria. Se comprar a massa pronta pode deixar por baixo o papel vegetal que traz.
Entretanto junte o atum escorrido e desfiado à mistura, mexa bem e espalhe em cima da massa, deixando os bordo livres. Cubra com a outra parte da massa, feche bem a toda a volta e pincele com ovo e leve ao forno por 35 minutos. Retire e deixe arrefecer um pouco antes de servir.
Pode levar à mesa já partida ou colocar inteira.
Creio que vai gostar e fazer com que as suas visitas fiquem intrigadas com o recheio........

quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

Aletria

Mais uma vez para adoçar a boca vou falar de um doce típico do Natal - Aletria.
A aletria é um doce bem português e de muito fácil preparação.
Surpreenda os seus amigos.

Aletria     - 100grs
Açúcar    - 150 grs
manteiga  - 5o grs
gemas      - 3
Casca de limão
Canela

Não gosto de fazer a aletria com leite por isso cozo com água misturada com o açúcar, a manteiga, a casca de limão, um pau de canela e umas areias de sal.

Depois de estar cozida retiro a casca de limão e o pau de canela e adiciono as gemas batidas e mexo energicamente levando a lume brando mais uns segundos para cozer as gemas, não deixando de mexer. De seguida é só colocar num recipiente. Serve-se com canela por cima.
 Faça uma decoração divertida......

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Bolinhos de Jerimu

Menos um dia para o Natal, mais uma receita da época.
2Kg de Jerimu ou  abóbora menina
60gr. de farinha
5 ovos
5 colheres sopa de açúcar
raspa da casca de 2 limões
1 cálice de vinho do porto
1 colher de chã de fermento em pó
pinhões ou nozes partidas em bocadinhos

Coze-se a abóbora em água ligeiramente temperada com sal e deixa-se escorrer até ao dia seguinte. Convêm ficar pastosa. Também se pode espremer dentro de um pano, para se retirar toda a água.
Depois de bem escorrida junta-se a farinha com o fermento, as gemas, o açúcar, a raspa da casca dos 2 limões e o vinho do porto. Mexe-se bem. Por fim adiciona-se as claras batidas em castelo bem firme e junta-se um pouco de pinhões ou os bocadinhos de nozes.
Fritam-se colheradas desta massa em óleo bem quente. Servem-se polvilhados com açúcar e canela.
Também pode fritar como se fossem bolinhos de bacalhau (redondos).
Depois disto é só comer...... Bom apetite......


segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Sonhos de Natal

Como estamos a poucos dias do Natal irei colocar aqui algumas sobremesas que faço nesta época.
Começo pelos Sonhos de Natal que não podem faltar na minha mesa, neste dia.
200 gr. farinha c/fermento.
A mesma quantidade de água
(Pode medir numa tijela para ter a certeza que a quantidade de farinha é a mesma da água)
umas areias de sal (pouco)
1 colher de manteiga
1 ou 2 paus de canela
Casca de limão
5 ovos

Num tacho coloque a farinha, a água, a manteiga e o sal. Misture tudo com a varinha mágica. Depois coloque a casca de limão, o pau de canela e leve a lume brando, mexendo sempre com a colher de pau até formar uma bola que descole do fundo do tacho.
Depois disto retire a casca de limão e a canela e passe para um recipiente onde possa misturar as gemas e deixe arrefecer um pouco. Os ovos devem ser colocados um de cada vez com a mão. A massa não pode ficar dura nem a escorrer pela colher, mas macia. Se precisar de mais um ovo, pode fazê-lo.
De seguida, na fritadeira, em lume brando (150º), colocar colheradas. Atenção que eles vão crescer, por isso nada de exageros dentro da fritadeira. Na primeira fritura já tira a conclusão de quantas colheres deve pôr de cada vez. À medida que eles vão alourando podem-se picar com um garfo ou uma agulha.
Servem-se regados com uma calda de açúcar.
CALDA: Açúcar q.b, água, 1 pau de canela, casca de limão e ferve durante 15 a 20 minutos. Depois retira a casca de limão e a canela, deixa arrefecer e pode regar os sonhos. Deixe algum molho por perto para puder regar na hora de os saborear. Espero que gostem.
Desejo Bons Sonhos......
https://bmaxima.blogspot.com

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Aveiro, Moliceiros, Ovos Moles

Toda a gente diz, que a cidade de Aveiro é conhecida como a "Veneza Portuguesa". Não é Veneza mas é um local privilegiado para visitar e viver.
Há poucos dias passei por lá e logo me apeteceu escrever algumas palavras neste blogue sobre esta encantadora cidade.
Tem um  vastíssimo património e não deixa ninguém indiferente à sua arquitectura contemporânea, bem como aos seus barcos típicos "moliceiros" que fazem passeios turísticos pela Ria, com vários canais.
Mas Aveiro também é digna de ser admirada pelo seu interior. Para isso tem à disposição bicicletas de utilização gratuita - A BUGA -, para quem quiser ter uma relação mais próxima com a natureza. A minha opção foi deliciar-me com os famosos "ovos moles", uma verdadeira delícia gastronómica de Aveiro e, depois, como não podia deixar de ser, admirar a cidade da maneira que considero mais agradável - a pé -, mas a pedir a todos os santos que me fizesse resistir à tentação de repetir a dose dos famosos doces conventuais. RESISTI.

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Natal Real

Mais uma vez falo de Natal.
É a ocasião ideal para o fazer.
Toda a gente sabe que este Natal vai ser de crise. Concordo...., mas a maior crise (penso) é a de valores. Vamos reflectir nesta época.
Vamos explicar aos mais jovens o verdadeiro sentido da palavra "Natal". Preparar o jantar com amor, com carinho, com companhia, conversar à volta da lareira, receber e dar calor humano, sorrir e, procurar, em união, ter força para caminhar e pensar que todos nós temos sonhos, mas em cada sonho está sempre uma tarefa para cada um. Contar histórias reais, fazer jogos tradicionais, lembrar e entender o significado da união familiar. Procurar que esse dia seja o mais genuíno possível.
Vamos trocar uma noite de ilusões por uma noite de histórias verdadeiras. Se assim fizermos, certamente todos nós vamos acabar nessa mesma noite mais felizes e mais enriquecidos de sabedoria e amor
https://bmaxima.blogspot.com