Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sexta-feira, 29 de julho de 2011

As Panelas de três pernas

Depois de falar dos avós a minha memória transportou-me aos tempos de infância e sem dar por tal lembrei de muitas e variadas belezas da época.
Uma delas são estas panelas de três pernas de ferro preto fundido que existiam em casa dos meus avós, em Abragão.
Quando no Inverno por lá passava algum tempo era com fascínio que ao calor da lareira admirava a avó a fazer os seus cozinhados que me ficaram na lembrança.
Lembro do café feito na chocolateira (delicioso).....
Lembro das batatas fritas às rodelas com casca e cebola na frigideira preta (manjar do Deuses)..
Lembro da panela sempre com água quente para o que fosse necessário.
Lembro da merenda e do caldo (assim se chamava) que tinham um sabor e cheirinho especial.
A comida feita nestas panelas sabia a lume! Sabia a companhia! Sabia a amor! Sabia a beijos…..Que bom recordar tudo isto....
Enquanto se estava por ali a avó contava as sua histórias. O avô (homem de poucas palavras) tudo ouvia em silêncio mas com atenção e dando de vez em quando a sua opinião. A família era grande e o serão prolongava-se em amena cavaqueira até que as brasas se extinguissem.
De seguida todos iam para a cama enquanto a avó no corredor da casa rezava o terço de um lado para o outro exigindo que todos respondessem às suas orações.
Eram outros tempos (não muito longínquos)... mas não havia Internet... não havia televisão...! mas havia amor, alegria, relações humanas mais intensas e o espírito criativo era mais desenvolvido.
É bom recuar no tempo e lembrar momentos felizes que são autênticos documentos históricos.


5 comentários:

  1. ola boa tarde,
    onde posso adquir uma panela destas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá boa noite.
      Como não sei quem pergunta pelas panelas nem de onde é, apenas vou referir alguns lugares que supostamente encontrará no Norte.
      Já são pouco vistas mas penso que encontrará no Porto nas casas de ferragens antigas, nas feiras com artesanato (por exemplo Sr. de Matosinhos)e talvez também na Feira da Agrival em Penafiel.

      Eliminar
  2. tenho uma panela de 3 pernas que me ofereceram mas tem alguma ferrugem a minha questão o que terei de fazer para a por em condições de cozinhar nela tanta e tão boa comida. obrigado antecipadamente a que me puder ajudar

    ResponderEliminar
  3. tenho uma panela de 3 pernas que me ofereceram mas tem alguma ferrugem a minha questão o que terei de fazer para a por em condições de cozinhar nela tanta e tão boa comida. obrigado antecipadamente a que me puder ajudar

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sr. Carlos Pereira a sua panela se tem ferrugem, agora é um pouco difícil para conseguir ficar em condições de cozinhar. No entanto há um método que ficará impecável. Se a levar a um ferreiro e limpar com jacto de areia. Depois disso de cada vez que cozinhar deverá deixá-la engordurada até à próxima utilização. No entanto se a ferrugem é pouca, experimente ferver lá dentro água com um pedaço de gordura, depois esfregar bem, limpar, mas não esquecer de a engordar até à próxima. Espero ter sido útil

      Eliminar