Na praça principal não ficamos indiferentes ao Pelourinho. A sua forma é muito simples mas original. Este Pelourinho assenta sobre três degraus e termina com uma face e um triângulo no topo fazendo lembrar um chapéu de três bicos. Interessante!!!!
as ruas são ainda pavimentadas em pedra. E logo a seguir temos os famosos espigueiros localizados numa gigantesca pedra granítica que é utilizada como eira comunitária. Estes espigueiros foram construídos em pedra com fendas verticais para arejamento dos cereais e assentam numa base de pés simples, de forma a impedir o acesso dos ratos. Apenas a porta é de madeira. Nos seus telhados normalmente existe uma cruz. Lindos exemplares que não deixam ninguém indiferente.
Por tudo isto demoramos um pouco por estes lados. Oportunidades para tomar contacto com estas tradições e costumes serranos não surgem todos os dias.
Mas tínhamos que continuar a nossa viagem e lá seguimos na expectativa de conhecer outros locais . Retomamos o nosso destino que era a Peneda e que já não se encontrava muito distante. Continuarei
Sem comentários:
Enviar um comentário