
Hoje tive a oportunidade de passar pela Serra de S. Macário e não resisto à oportunidade de falar um pouco deste lugar encantador. Por estes lados tudo é verdejante, com riachos de água cristalina e aldeias escondidas nos vales. Do alto da Serra de S.Macário, dizem, que o raiar do sol é o mais lindo das redondezas. As cores fortes que se deslumbram são um regalo para as vistas. Todos dizem ser de criação divina. Do alto desta serra podem-se avistar as serras de Montemuro, da Estrela e a Serra do Caramulo e também o verdejante vale de Lafões.
Segundo a Lenda o que deu o nome a este lugar terá sido o culto a S. Macário.
Contam-se duas versões deste Santo. Uma diz que Macário um dia quando regressava a casa depois de uma viagem, matou um indivíduo que encontrou na sua cama. Logo depois veio a saber que era seu pai e que sua mulher o trouxera para casa por se encontrar doente. Tão aterrorizado ficou que fugiu para o monte que hoje tem o seu nome levando aí uma vida de penitência que lhe mereceu a honra de ser santo.
A outra lenda conta que seria filho de um nobre castelão e que por mera vocação ali se fixou, levando vida de eremita que lhe granjeou fama de santo.
De qualquer das formas existem hoje duas ermidas. A mais antiga chamada S. Macário de cima, resguardada por um muro por causa da forte ventania que se faz sentir.

A outra mais abaixo e mais pequena construída numa gruta onde dizem que S. Macário passou a maior parte do seu tempo.
Realizam-se no último fim de semana de Julho grandes romarias a S. Macário, com centenas de pessoas a pernoitarem no monte para verem o inesquecível nascer do sol.
Quem sabe um dia não farei o mesmo........