Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Gansos Leais

É isso mesmo. Vou falar dos meus gansos. Será um pouco estranho para algumas pessoas, mas para mim é um pouco interessante. Espero que no fim quem sabe fiquem a gostar destes animaizinhos. Vivem no meu quintal há já algum tempo, junto a um tanque bastante grande para se poderem banhar quando lhes apetece. São como animais de estimação. Bonitos e elegantes com as suas penas brancas luzidias. Estes gansos são bastante pesados. O macho pesa à volta de 5Kg e a fêmea 4Kg. São autênticos cães de guarda, pois qualquer sinal de perigo os gansos começam a fazer bastante barulho. Podem até morder pessoas estranhas. Os meus apenas existem cá em casa porque gosto de ter animais mas se quiserem ser um pouquinho cães de guarda, não se perde nada. São muito interessantes. Formam laços afectivos para a vida, quer com os seus companheiros, quer com os seus filhos e com o resto do grupo. É impressionante a lealdade entre eles. Quando o macho morre há fêmeas que passam o resto da sua vida viúvas, recusando-se a ter outro parceiro (Como os humanos!!!) . Têm muito boa memória. Os gansos fêmeas põem ovos uma vez por ano. à volta de seis e no início da Primavera. O meu ganso fêmea neste momento tem três ovos no ninho. Espero ter em breve algumas "criancinhas". Um ganso pode viver cerca de 20 anos. São voadores "profissionais". Estes não, pois vivem em cativeiro. Podem chegar a voar milhares de quilómetros.
Bem depois disto tudo, (já sei que vão ficar zangados!) um dia darei uma receita de culinária com ganso. Passem bem.

3 comentários:

  1. Primeiro faz-nos ficar apaixonados pelos gansos, e depois fala em receitas de culinária com gansos. Não sei se consigo comer ganso outra vez na vida. Sei não.

    ResponderEliminar
  2. Coitadinhos dos gansos! Tão leais, blá blá blá, e depois espera aí que não perdes pela demora, que já estou "a afiar o dente"! Ora esta...ainda bem que não sou ganso no teu quintal!

    ResponderEliminar
  3. Até parece que não me conhecem!!!
    Este final foi só para brincar, porque sabia que alguém ia reagir assim, e sou provocadora.
    Fiquem descansados que estes gansos são de estimação. Vão morrer de velhice...

    ResponderEliminar