Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

domingo, 29 de janeiro de 2017

Jaqueira

Sou curiosa. Já deu para entender.
Desta vez chamou a minha atenção uma árvore gigante com frutos a crescerem directamente sobre o tronco.
Não demorou muito tempo para alguém me dizer que era uma Jaqueira que dá o fruto com nome de "jaca" que chega a pesar 30 quilos e atingir um comprimento até 40 centímetros!!! Conhecia?
Pois é... não tive o privilégio de o provar, mas dizem que a sua polpa pode ser usada em forma de doce, compotas ou a preparar bebidas. É muito rica em vitaminas. Quanto às sementes costumam ser assadas ou cozidas.
Sendo assim fiquei a pensar que a jaca é um fruto em que tudo se aproveita e só uma,
dá para a família toda.
Agora a parte curiosa está no facto de a Jaqueira ser originária da Ìndia, mas ter sido levada pelos Portugueses para o Brasil na época da colonização.
Não a temos por Portugal. É uma árvore tropical, mas deixamos um legado no Brasil cheio de valores nutricionais e rica de vitaminas muito benéficas para a saúde.
Portugal sempre presente...
https://bmaxima.blogspot.com

Sem comentários:

Enviar um comentário