Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

terça-feira, 12 de maio de 2015

Puebla de Sanabria

O tempo estava óptimo e a ousadia de desfrutar de um paseio de mota, com alguns amigos, levou-nos até Puebla de Sanabria, cidade espanhola que fica perto do rio Onor.
Posso garantir que é um local ideal para desfrutar, admirando as esplêndidas paisagens naturais e com ruas e praças do centro histórico bem tratadas e que merecem uma visita repousada e pormenorizada.
É também uma das cidades mais antigas de Zamora e que foi alvo de várias batalhas, inclusive com Portugal, pois a sua localização faz fronteira com o nosso País.
E como sempre, nestas cidades históricas temos a Plaza Mayor.
É então neste local que se faz o ponto de encontro para começar o "recorrido" . 
Os horários são quase sempre cumpridos mas ainda há tempo para a foto de família e para admirar os edifícios que circundam a praça.
A Igreja de Nossa Senhora del Azogue dos finais do século XII, 

                                A Ermita de San Caetano, construída alguns séculos depois.


O casario brasonado e bem conservado, bem como bem perto o Castelo dos Condes de Benavente, que oferece visitas guiadas.
Este Castelo, hoje em bom estado de conservação, já teve alturas que não terá sido assim porque sofreu danos consideráveis quando participava de uma forma directa nas guerras com Portugal.
E é este conjunto paisagístico aliado à flora e fauna que se encontram por aquelas terras de Sanabria que fazem desta região a classificação de Parque Natural.
Desta forma e assim sendo não deixamos de visitar umas das jóias deste parque que é o Lago glaciar de Sanabria, inserido no vale do rio Tera.
Já agora uma curiosidade... Num dos extremos do lago, na povoação de Ribadelago, há uns anos aconteceu que o rebentamento da parede de uma barragem que existiu por perto, provocou uma torrente de água que atingiu rapidamente a povoação matando mais de uma centena de habitantes e destruiu uma parte significativa do povoado. No entanto a calma e a serenidade que vemos no lago, parece desmentir que alguma vez pudesse ter acontecido um acidente tão grave e violento.
Por aqui andamos três dias e em cada um deles descobrimos lugares, paisagens, encantamentos únicos de fauna e flora e gente simpática que nos deixaram com vontade de voltar.
As duas rodas "clássicas" levam-nos a lugares inesquecíveis....

Sem comentários:

Enviar um comentário