Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Portel

Daquela vez resolvemos que o regresso de umas mini férias seria por estradas nacionais e pelo interior de Portugal.
O que as auto-estradas nos ofereceram em termos de rapidez e talvez segurança, tiraram na qualidade de paisagem e oportunidade de conhecer vilas, aldeias e paisagens de fazer parar a respiração.
Seguíamos quase em silêncio para que os nossos olhos nada perdessem e para que ficassem bem registados os lugares, tanto na memória, como na máquina fotográfica, quase indispensável na minha mala de viagem.
O Alentejo todo o ano é lindo. Cada estação de maneira diferente. Nesta estação do ano, somos presenteados com grandes extensões de campos com uma mistura de verde, de urze, alfazema, malmequeres amarelos e brancos, papoilas, enfim, um colorido digno de uma bela pintura.
É um espaço aberto que parece não ter fim. É a inconfundível traça da arquitectura rural, presente nos "montes" das grandes herdades.
Quase que se perde a noção dos quilómetros percorridos, mas eis que ao longe se avista um lindo Castelo bem no alto da Vila de Portel, já no distrito de Évora em pleno Alentejo Central.
Aqui decidimos, então, visitar o majestoso Castelo e depois procurar um lugar para almoçar.
Na verdade nunca tinha estado neste local e fui agradavelmente surpreendida por um Castelo construído a partir de uma fortaleza.
A Torre de Menagem foi o que mais me chamou a atenção, mas no seu interior ainda se podem observar grandes vestígios de casas, supostamente para protegerem os habitantes durante a guerra entre Mouros e Castelhanos.
Por sorte por lá andavam alguns turistas com guia e claro fui-me aproximando e tentando fazer parte do grupo para escutar o que a história de Portugal encerra.
E foi assim que fiquei a saber que dentro do castelo terão existido três igrejas - a de S. João, S. Vicente e de Stª Maria. Fiquei a perceber que Portel terá sido habitada por Romanos e talvez por Fenícios exploradores de minas de metais. Mais tarde por Mouros, Castelhanos e mais tarde passou a ser propriedade de vários reinados até D. Pedro I, que resolveu doar Portel aos duques de Bragança, que assim passou de geração em geração até ao dia que se tornou uma comarca.
Fui escutando o guia sem dar a entender que não era do grupo, até o mesmo seguir outro rumo.
No entanto para que sinta interesse em visitar Portel posso dizer que é um local cheio de encantos e tradições que fica entre a serra e a planície, onde o imponente Castelo fundado no século XIII domina o branco casario da vila e que é uma porta de acesso ao Alqueva, o maior lago artificial da Europa.

E foi assim que depois de um almoço com migas, carne da panela e a típica sobremesa sericaia, seguimos viagem na expectativa de novos lugares de interesse.
É bom viajar...

Sem comentários:

Enviar um comentário