Sendo assim, vou ser sincera, sou um bocado suspeita para escrever o que a seguir tenho vontade.
Apetece-me descrever um pouco desta linda cidade, transmitindo na escrita algumas palavras à "moda do Pooorto" e se calhar "puxar a brasa à minha sardinha"
Não se preocupem pois só deixarei aqui algumas dicas do carisma e personalidade que esta cidade transmite a quem a visita.
Como já deu para perceber, começo com a sua pronuncia característica e bem portuguesa... "sem papas na língua".
Podemos então, iniciar um belo passeio pelas ruas e "bielas" da Ribeira do Douro e "andar a butes" para admirar as tascas, o casario, as escadas estreitas e se calhar observar, "cheios de briol" o encanto das águas do rio e as pontes que a atravessam.
Depois poderemos descansar algum tempo e "alapar" numa das imensas esplanadas ribeirinhas e "tomar uns copos".
Entretanto "botamos" pés ao caminho para visitar alguns monumentos da cidade. como a Torre dos Clérigos, que é o monumento mais emblemático do Porto, subir os 240 degraus até ao cimo da torre e de lá, então, ter a "bista" mais "marabilhosa" da cidade...
Depois visitar, porque não, a Sé Catedral, situada no coração do centro histórico, construída no século XII, um dos mais antigos monumentos portugueses,
Temos ainda a Igreja de S. Francisco, notável pelo seu conjunto de talha dourada.
E a lindíssima Capela das Almas, com as paredes exteriores "rebestidas" de azulejos representando os passos da vida de S. Francisco de Assis e de Santa Catarina.
Passar pela Avenida dos Aliados e admirar o magnifico edifício da Câmara Municipal.
Temos também o Palácio da bolsa, uma das jóias da coroa, que deixa qualquer pessoa perplexa com o deslumbrante Salão Árabe.
Bem, mas se não tiver "pachorra" para estas visitas, então pare para tomar um "cimbalino" (um pouco mais caro) ou um "fino" no icónico Café Majestic,
E se já estiver sem "pachorra" para continuar deste lado, passe para a outra margem e fique a conhecer as Caves de Vinho do Porto e saboreie o dito cujo, com calma e a observe os famosos barcos rabelos.
É evidente que eu poderia continuar a mencionar outras sugestões, no entanto por hoje deixo algumas fotos mais ou menos pitorescas de uma cidade que vale a pena visitar.
É já agora falta-me dizer que por cá há gente que não gosta de "vergar a mola", mas também há outras que são de trabalho, simpáticas, amáveis e recebem toda a gente com um caloroso abraço....
"O Pooorto é uma "naçom.... caraaago"....
Sem comentários:
Enviar um comentário