Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O Cupinzeiro

Durante a minha estadia por terras de "Vera Cruz", tudo que é diferente ou desconhecido, desperta a minha curiosidade.
É o caso dos cupinzeiros que se encontram em vários lugares e são de preservação cultural.
Claro que nada sabia destes "castelos de gnomos" e por isso resolvi procurar informação que me deixou fascinada.
A mais evidente é associar o nome de cupinzeiros aos cupins. São construídos em campos e pastos.
A minha curiosidade ainda me levou a saber que os cupins constroem estas torres de argila com as próprias fezes, ricas em fibras de madeira e saliva que formam uma substância dura semelhante ao tijolo. Pelo seu interior constroem um labirinto de passagens para várias camadas.
Cada uma com a sua função especial. A câmara real onde vive o rei e a rainha, reproduzindo milhares de ovos para assegurar a continuação da espécie. Os berçários e os jardins onde os fungos são cultivados para alimentar a colónia.
As plantas que estiverem próximas a cupinzeiros crescem mais rapidamente porque os insectos distribuem nutrientes que beneficiam a fertilidade do solo.
Para a floresta o seu papel é muito importante, mas cuidado se estiverem perto de casas, podem até destruí-la, se forem em abundância.
Mas tenho que admitir que o que me surpreendeu foi a forma perfeita e segura como trabalham. Começam pela parte mais grossa e vão juntando as pontas em arco até chegarem ao centro.
Imaginem que esta técnica inspirou um engenheiro brasileiro a criar o método de construção de pontes, começando dos dois lados da ponte até se juntarem no centro!!
Bem... é impressionante como algo que parece ser apenas uma elevação de terra sem qualquer significado, seja tão importante para  a floresta e tenha sido inspiração de métodos tão úteis ao homem. Por esse motivo são chamados de"maravilha da engenharia"...
A natureza é perfeita....

Sem comentários:

Enviar um comentário