Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sábado, 5 de outubro de 2013

Receita de Sopa Seca (Doce)

Como estamos em fim de semana e porque se comemora em Duas Igrejas, Penafiel a "Festa da Sopa Seca", resolvi colocar aqui a receita que faço cá em casa.
Esta sobremesa é muito típica na região de Penafiel e devo dizer (só por curiosidade) que era conhecida pela "sobremesa dos pobres", mas é deliciosa.
Foi assim considerada porque servia de desculpa para gastar o pão duro que ia sobrando.
A minha receita tem mais alguns ingredientes que a original, porque resolvi enriquecê-la um bocado e gosto mais.
Então experimente cortar pão (convêm que seja duro) em fatias como se fosse para rabanadas.
Entretanto coloque água a ferver com açúcar a gosto, dois paus de canela e casca de limão.
Agora entram os ingredientes que adicionei a meu gosto (uma ou duas colheres de mel e um pouco de vinho do Porto).
Deixe ferver tudo isto durante alguns minutos.
Quando a calda estiver pronta vá molhando estas fatias como se fossem rabanadas e coloque num recipiente de ir ao forno, em camadas, polvilhadas com canela em pó.
Se sobrar alguma calda regue por cima.
Eu gosto que pelo meio o pão fique molhado.
Por cima deve polvilhar também com canela e levar ao forno a tostar.
Logo que esteja a parte de cima tostada retire e sirva ainda quente
Espero ter conseguido transmitir a minha "sobremesa dos pobres" 
Bom apetite .............
https://bmaxima.blogspot.com

2 comentários:

  1. Boa noite estive a ler esta receita de sopa seca que é uma sobremesa que para mim é uma iguaria. mas a que eu comi há muitos anos levava mel , vinho do Porto tinto bocados de nozes e pinhões . tentei fazer em casa num alguidar de barro e levei ao forno electrico ficou uma bodega nada comparada com aquela que comi . gostava muito de saber onde a posso encontrar.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia. Li atentamente o seu comentário e verifiquei que a receita que provou há anos, continha nozes e pinhões. Por certo seria muito boa, mas a receita tradicional não leva esses ingredientes. Quanto ao lugar para encontrar esta sobremesa é um pouco complicado, pois só se encontra em dia de festa em Duas Igrejas- Penafiel. O nome da festa é mesmo "Festa da Sopa Seca" que se realiza no 1º fim de semana de Outubro. No entanto por vezes encontra-se como sobremesa nos restaurantes por perto. Aconselho a tentar novamente a receita e adicione os pinhões e nozes,pois acho que combina muito bem.

    ResponderEliminar