Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de outubro de 2013

O Marco do Correio

Olá.... Hoje sendo o dia Internacional dos Correios acho interessante falar dos marcos do correio, que ainda vão enfeitando as nossas praças e passeios de Portugal. Já quase ninguém os utiliza. Já não se escrevem cartas de amor, para os amigos ou familiares. Existem outras formas de comunicação.
Enfim... então para que servem?
Mas tudo tem a sua história e se hoje quase não se escrevem noutros tempos não muito distantes passaram por eles muitas imagens e palavras.
Quantas cartas foram ali colocadas? Quantas cheias de alegria, de amor, de esperança, outras de anseios, de preocupações, de dor, de tristeza e de luto.
Cartas que seguiam muitas vezes para locais isolados, sem energia eléctrica, sem transportes, mas o carteiro chegava. E quando chegava a alegria era imensa. Traz carta do meu filho, do meu marido ou de outros entes queridos e quando a resposta era negativa de imediato se via estampada no rosto a desilusão. Mas se fosse confirmada, a ansiedade em abrir e ler era enorme.
Hoje, continuamos a receber cartas e a enviar, mas sobre assuntos menos interessantes.
No entanto estes marcos do correio utilizados ao longo dos tempos constituem, hoje, um precioso património, que penso deve permanecer e ficar na nossa história como "museu" (Penso eu).

Marco do correio não chores
Não fiques triste e zangado
Leva-me esta carta depressa
Ao meu querido namorado

7 comentários:

  1. Boa noite, Beatriz.
    Sempre atenta, como é seu apanágio, não deixou de reparar no marco do correio. Será que registou que em Pardelhas, na praça onde foi feita a concentração dos participantes no 5.º Encontro Kreidler Florett da Murtosa, também havia um marco do correio?
    Nesta terra, que tem mais gente emigrada do que residentes permanentes, o marco do correio de Pardelhas era igualmente uma caixa de segredos: amores encobertos, nascimentos, falecimentos, cartas de chamada e até documentos para casamentos por procuração.
    Bons tempos que não voltam. Ficam as recordações.
    Paulo Gabriel.

    ResponderEliminar
  2. Olá Paulo
    Claro que reparei no marco do correio que existia em Pardelhas.
    Reparei de tal forma que tirei umas fotografias quando o Pedro Oliveira foi para cima dele para tirar fotografias ao grupo.
    Não imagina como ficaram engraçadas.
    Ficarão também como recordações.
    Beatriz

    ResponderEliminar
  3. Boa noite, Beatriz.

    Não tenho essas imagens que a Beatriz diz ter feito aqui em Pardelhas. Quer enviar alguma delas para o meu endereço de e-mail? É só copia e anexar: paulo.g.almeida@netvisao.pt
    Um abraço.
    Paulo Gabriel.

    ResponderEliminar
  4. Olá Paulo
    Quanto ao envio das fotografias, já tentei 3 vezes e sempre vem para trás. Deve haver algum problema no seu computador, porque diz que não tem capacidade para receber a mensagem.

    Beatriz

    ResponderEliminar
  5. Boa noite, Beatriz.

    Sei que, algumas vezes, mensagens de maiores dimensões, são rejeitadas. Para ultrapassar essa dificuldade, criei um novo endereço que poderá usar, mas que lhe vou comunicar por telemóvel. Amanhã ligo para si.
    Um abraço.
    Paulo Gabriel.

    ResponderEliminar
  6. Beatriz, encontrei teu blog por acaso. Estou lendo Viagem a Portugal, do Saramago e estou viajando com ele pelas terras portuguesas. Vez ou outra recorro à internet para ver algumas igrejas, castelos e paisagens que ele descreve no livro. Sou brasileira, moro do Rio de Janeiro e sonho em conhecer a terra natal de minha avó e bisavós. Quem sabe um dia? Enquanto isso, vou conhecendo um pouco de Portugal através do seu blog! Adorei. Parabéns!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Daniela. Obrigada pelos parabéns ao meu blogue e ainda bem que o mesmo te vai ajudando a conhecer um pouco de Portugal. Embora eu fale de vários assuntos, a maior parte está relacionado de alguma forma com este País.
      Certamente encontrarás nele, paisagens, igrejas, castelos e tradições que vou descrevendo.
      O teu comentário é mais um incentivo para continuar a descrever lugares e tradições de Portugal.
      O Brasil está muito presente na minha vida. Minha filha casou com um brasileiro e está a residir aí.
      Estou ao dispor para qualquer esclarecimento.
      Obrigada

      Eliminar