Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sábado, 8 de novembro de 2014

S. Martinho e as castanhas

O frio, o Outono, mês de Novembro e o S. Martinho fazem lembrar as castanhas. 
Penso que para muita gente são um verdadeiro pitéu e já houve tempos em que tinham uma enorme importância na dieta dos portugueses e uma grande relevância na gastronomia europeia. Provavelmente foi um dos primeiros alimentos a serem consumidos pelo homem, uma vez que há indícios de seu uso já na pré-história.

As castanhas representavam nessa época a abundância, por isso eram dadas aos pobres, daí serem o símbolo da festa de S.Martinho.
Entretanto foram substituídas pelas batatas. São muito ricas em amido e em alguns lugares ainda, hoje, são transformadas em farinha, a partir da qual se faz pão e massas, por isso o castanheiro também é conhecido por “Árvore do pão”.
Nós por cá, lá nos vamos deliciando com elas, não como pão, batata ou farinha, mas sim bem confeccionadas de várias maneiras e regadas com o nosso vinho novo de S. Martinho.
Já agora uma dica: Se quer afinar as cordas vocais e mandar a tosse dar uma volta, nada melhor do que fazer gargarejos com uma infusão de folhas de castanheiro ou de ouriços.
Venham as castanhas e o vinho e festeje-se o S. Martinho.....                                                                                          

2 comentários:

  1. Mais um texto delicioso! A História sobre as castanhas e a "dica"! Desconhecia! Este ano ainda não comi castanhas mas comi Feijoas provenientes de Abragão. Gostei muito...foi a Fernanda que me deu, não é verdade? Até breve e continua a fazer as minhas delicias de leitura neste maravilhoso Blog. Fátima Leite

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Afinal só o facto de eu fazer lembrar as castanhas e o vinho, já deram oportunidade para este comentário. Fico contente. Quanto às feijoas estou admirada de provocarem tão boa impressão. Pensei que ninguém gostava, mas agora , vejo que para o ano estou feita "ao bife". Não vão chegar para as encomendas. Quanto às "dicas" se precisar (oxalá que não) lembra-te sempre das folhas do castanheiro. Beijinhos e obrigada pelo incentivo de continuar a escrever.

      Eliminar