Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sexta-feira, 13 de maio de 2011

A bomba manual de tirar água

Quem se lembra destas bombas manuais de tirar água dos poços? Certamente muita gente....
Por Abragão já vão havendo poucas, mas esta, embora desactivada, continua no mesmo lugar em que sempre esteve. Espero e acredito que vai continuar por muitos anos.
Um deste dias estando por perto, os meus pensamentos recuaram e então como magia voltei aos tempos de criança. Quando ali passava alguns dias não resistia à tentação de a fazer rolar, para regar e para encher o depósito que existia em casa do avô. Algumas vezes chegava a ficar pendurada na manivela.. "Divertidissimo". Para mim era uma brincadeira deliciosa. Hoje, embora não funcione, "pena que assim seja" continua no mesmo lugar o que faz por vezes recordar os tais momentos divertidos.
Naquela época muitas casas por aqui tinham-nas no quintal mas par mim eram muito interessantes porque só as via quando aqui passava as minhas férias.
Hoje, quase todas estão transformadas. São apenas uma memória.
Mas que são lindas, ninguém tem dúvidas...
Conservem-nas e pelo menos embelezem os vossos jardins.

2 comentários:

  1. Boa noite, Beatriz.
    Na Escola Primária onde eu fiz a 4.ª Classe, havia uma bomba destas com um depósito de pressão acoplado, pois, a água que era extraída do solo, ia alimentar um depósito colocado uns metros mais acima, o qual, por sua vez, fornecia a água utilizada no W.C.
    Havia uma escala de alunos que asseguravam o regular enchimento do depósito.
    Enfim, como bem disse, outros tempos.
    Um abraço.
    Paulo Gabriel.

    ResponderEliminar
  2. Boa noite Paulo
    Eu lá vou falando de assuntos que já fazem parte do passado, mas é uma maneira de reviver bons tempos.
    Espero que o Encontro de Floretts da Murtosa tenha tido muito sucesso. Certamente que sim. Agora é só esperar mais um ano. E já não falta muito.
    Boa sorte
    Beatriz

    ResponderEliminar