Numa das minhas visitas à vizinha Espanha tive oportunidade de conhecer o Castelo de Soutomaior, na Província de Pontevedra e situado num lugar privilegiado pela vasta paisagem que o rodeia.
Procurei alguma leitura sobre a sua história. Fiquei a saber que a construção original data do século XII. Entretanto até à presente data passou por diversas modificações e ampliações.
Era o centro do poder de uma das linhagens mais significativas da Galiza medieval. "Os Soutomaior".
O corpo principal do conjunto é dominado pela primitiva torre de menagem que a liga a uma segunda torre da qual ainda se conservam as pedras primitivas.
Nos dias de hoje a sua beleza é o fruto da sua reconstrução e ampliação.
Nesta reconstrução abriram-se galerias, portas e vãos com arcos ogivais para o exterior. No interior construiram-se novas escadas, uma capela e salões.
Este conjunto destaca-se pelo encanto romântico que envolve a chamada galeria das damas, delicada obra voltada para o pátio das armas.
Os jardins envolventes são de uma beleza extraordinária. Podem-se encontrar espécies vegetais com mais de oitocentos anos de antiguidade - cedros, eucaliptos, palmeiras, camélias, castanheiros, laranjeiras, azevinhos, magnólias, enfim uma multidão de espécies de plantas florais como hortênsias que lhe conferem um belo colorido.
Acredite a história do Castelo de Soutomaior é extensa e curiosa, mas deixo à sua imaginação a continuação...Fico por aqui...
Não se arrependerão se um dia o visitarem.
Sem comentários:
Enviar um comentário