Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Evolução dos tempos


Agora que as férias escolares começaram lembrei-me de escrever sobre as escolas de Ribaçais em Abragão. Estas escolas há dezenas de anos que foram construídas. Na inauguração tiveram honras especiais, pois na altura era um acontecimento de grande importância. Diz quem nessa época assistiu, que na verdade foi uma grande festa. Foi nela que meus pais aprenderam as primeiras letras. Fazem parte da memória de muita gente. Agora irão fazer parte de um Centro Escolar que integrará Escola básica do 1º ciclo e ensino básico, jardim de infância, salas de educação pré-escolar, refeitório, biblioteca e campo de jogos com balneário. Claro que terão que sofrer alterações (e grandes).
Tudo isto na verdade é bom e necessário para a Vila, no entanto causa um certo incómodo ao pensar que estas lindas escolas irão sofrer tantas alterações e com elas desaparecerem as belas recordações que muita gente ainda terá. Foi a primeira escola do País a criar uma horta biológica que até aos dias de hoje ainda se mantinha. "Evolução dos tempos"

2 comentários:

  1. A escola primária onde fiz a minha 3ª e 4ª classe. Aí tomava o famoso óleo de fígado de bacalhau.
    Neste artigo, retirado de um blog, refere-se que foi a primeira escola com horta biológica.
    A professora que tal iniciou, era minha mãe, Maria Elvira..
    Saudades desses tempos. José Machado / Facebook

    ResponderEliminar
  2. Não sei quem era a professora, Maria Elvira, mas só posso ficar contente por alguém se ter lembrado, nessa época do óleo de fígado de bacalhau, que eu também tomava, de se ter lembrado da horta biológica.
    No meu quintal tento praticar o mais possível, esse método de agricultura. Parabéns
    Beatriz Máximo/Facebook

    ResponderEliminar