Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sábado, 4 de junho de 2016

Anho pingado

Bem... Hoje é sábado. Pois é... não será novidade para ninguém, mas se calhar amanhã tem a família aí por casa a almoçar e talvez esteja ainda a pensar no que fazer. Se for esse o caso, deixo por aqui a minha receita de anho pingado e quem sabe lhe apeteça fazer para o almoço da família.
Então comece por colocar a carne em água e limão durante algum tempo (1/2 horas). Depois retire e deixe escorrer.
De seguida faça o seguinte tempero:
4/5 dentes de alho - sal a gosto - vinho branco - vinagre - louro - colorau ou pimentão - pimento fresco, cortado aos bocados - salsa (bastante) e malagueta ou pimenta.
Envolva tudo isto e depois esfregue esta mistura por toda a carne até entranhar bem. Coloque num recipiente e despeje o tempero restante por cima.
Deixe ficar até o dia seguinte, mas mexendo de vez em quando.
Agora chega o dia de assar. Bem... aqui depende do forno.
Eu tenho forno de lenha e gosto que seja feito lá, mas pode ser noutro qualquer.
Primeiro faço uma calda para o arroz bem saborosa com um pedaço de presunto (pode ser o couro) e algumas partes do anho (ossos). Depois coloco esta calda ainda a ferver em cima do arroz que já está no alguidar, rectifico o tempero (se gostar adicione um pouco de açafrão) e corto cebola às rodelas por cima. Este arroz deve ter menos calda que o costume, porque o anho vai assar em cima de uma grelha pousada por cima do alguidar e sendo assim vai escorrer e formar mais calda.
Dica: Quando mexe o arroz antes de ir ao forno, a colher deve ficar em pé sem cair
Passado uma hora é que se abre a porta do forno e vira-se a carne que já deve estar tostada por cima. Convêm neste momento pincelar com o resto do tempero. Deixar assar mais uma hora. Aqui vai depender de si. Veja se o mesmo precisa ou não deste tempo.
Ah... Esqueci de dizer... Se gostar pode assar umas batatas ao mesmo tempo... noutro tabuleiro, claro... Faça uma boa salada, e...
E agora... só me resta desejar que a família goste e que seja um dia feliz...

Sem comentários:

Enviar um comentário