Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Arouca

Naquele domingo de Maio tínhamos combinado andar por terras de Arouca na nossa velhinha máquina de duas rodas.
Gostamos de lugares quase esquecidos.
Aqui, talvez não seja bem o caso, porque Arouca é um concelho muito diversificado e na área metropolitana do Porto.
A começar pela zona urbana, é atractiva pela sua gente pelos seus monumentos e pelas suas tradições. Quanto à serra é muito especial, porque em alguns lugares embora seja escassa a sua vegetação não se pode ficar indiferente às diversas urzes e carqueja a combinarem com um manto de erva rural que no seu conjunto fazem um colorido encantador parecendo tapetes naturais.
Depois em lugares mais sombrios e frescos encontram-se as giestas que se destacam formando um atractivo quase único.
Lá bem no alto, na zona do miradouro crescem extensas manchas de flores carmim, que talvez o sejam pelo facto de existir uma erosão crescente do solo. E é assim que vamos percorrendo a serra e constatando que se encontram zonas de floresta onde abundam pinhais, misturados com eucaliptos. e abundantes rochedos.
Arouca tem muito a oferecer.  A fauna e a flora raras, algumas creio, já em vias de extinção, a queda de água da Frecha da Mizarela e as famosas Pedras Parideiras (património quase único no mundo).
E é esta diversidade de paisagem, que a cada quilómetro percorrido vamos encontrando lugares diferentes. As serras e vales, animais, aldeias escondidas, lugares de laser, encantos naturais, recantos adequados e preparados para quem quiser passar um dia de piquenique e um colorido que faz quase parar a respiração, fazendo lembrar lindos painéis pintados.
Depois ainda podemos observar vários rios que atravessam esta zona. Os mais conhecidos são o Frades, o Caima e o Paiva (um dos mais limpos de Portugal)
E lá vamos rolando, rolando até que  temos o privilégio de visitar o radar Meteorológico da Região Norte a uma altitude considerável que nos permite admirar lá do cimo toda a região envolvente. O mar, toda a serra da Freita, Serra da Estrela, Serra da Marofa, em Figueira de Castelo Rodrigo, as cidade do Porto e Aveiro.














Pode-se considerar uma espécie de miradouro de Portugal.
No entanto, fica sempre muito por descrever do que os nossos olhos vêm e o que o coração sente, mas só assim existe a vontade de voltar.
Viva a nossa natureza...

Sem comentários:

Enviar um comentário