De vez em quando sinto necessidade de perder algum tempo a dar atenção às minhas árvores, às flores, aos pássaros, enfim, o dia-a-dia do campo.
Hoje, o cheiro intenso que senti fez-me parar e reparar nas minhas tílias. São duas. Ainda não são muito adultas, mas já suficientemente grandes para estarem nesta altura do ano com delicadas e aromáticas flores amarelas.
Estas flores, tão cheirosas, apanhadas nesta altura dão para fazer o tão conhecido chã de tília.
Uma infusão bem quente deste chã é recomendado para vários estados febris, dores de cabeça e insónias. É um bom tranquilizante, tanto para adultos como para crianças, devido à sua acção levemente calmante e ao seu sabor agradável e adocicado. Tudo isto, não será novidade para ninguém.
O mesmo se passa certamente em distinguir uma tília de outra árvore. Como adultas são elegantes, de grande porte, poderosas, exuberantes e folhagem densa.
Há quem diga que se alguém adormecer debaixo de uma tília será transportado para a terra das fadas. FANTASIAS......
Mas as minhas tílias estão lindas e dormir debaixo delas não me apetece, por isso, tal como comecei vou acabar, não deixando de dizer que apanhei algumas flores e guardei-as para poder tomar o tal chã durante o ano.
"VAI O CHÃZINHO DAS CINCO"?
Sem comentários:
Enviar um comentário