Olá amigos(as)
Pretendo com este blogue manter um meio de comunicação como se fosse o meu "Diário de Bordo".
Sendo assim os temas serão variados passados no meu dia a dia. Viagens, emoções, momentos, rimas, histórias da minha terra, etc.
Sugiro que passe também o seu olhar pelas fotos de outro blogue : "O Meu Olhar" https://bmamax.blogspot.com
Se tem interesse em algumas dicas para tratar das suas plantas ou horta, visite: https://quintaljardim.blogspot.com
Os seus comentários serão bem recebidos e por isso deixo um OBRIGADA por ler o que vou rabiscando
Powered By Blogger

sexta-feira, 6 de janeiro de 2023

O Bolo-Rei

Não posso deixar passar este dia (Dia de Reis) sem falar no famoso bolo e típico desta data.
Embora seja uma presença quase obrigatória no Natal, passagem de Ano e Dia de Reis, para mim entendo que hoje é o seu dia verdadeiro.
É o símbolo da época natalícia e não é por acaso que tem uma forma de coroa e brilho nas frutas cristalizadas.
Segundo a história o bolo-rei representa os presentes oferecidos pelos Reis Magos a Jesus. A parte de cima simboliza o ouro. Os frutos secos e cristalizados simbolizam a mirra e o aroma do bolo, o incenso. Interessante!!!!
Talvez saibam que este bolo de origem francesa começou a aparecer em Portugal por alturas do século 19 e não deixou ninguém indiferente, ganhando muita popularidade. Também há quem diga que chegou a ser proibido com a proclamação da Republica devido ao seu nome "Rei", mas depressa os pasteleiros mudaram o nome e continuaram o seu fabrico até que adquiriu de novo o nome primitivo.
A sua popularidade também se deve à tão falada "fava" e um "brinde" que continha. A fava significava a discussão que os três Reis tiveram para decidir quem seria o primeiro a entregar o presente. Por isso quem a encontrasse, deveria comprar no ano seguinte o Bolo-Rei.
O brinde que era introduzido, também homenageava a pessoa que tinha a sorte de o receber.
Estas duas coisas hoje são proibidas devido ao perigo da ingestão dos mesmos, mas o bolo-rei continua nas nossas mesas.
Para além de ser um bolo agradável é na verdade um símbolo desta época.
Depois disto diga lá: Não está com vontade de comer uma fatia?
Aproveite, o Dia de Reis é hoje.....
https://bmaxima.blogspot.com

2 comentários:

  1. Já comi o meu Bolo Rei todo... Até já fiz turrão de chocolate com o resto do bolo rei, acrescentado de mais frutos secos... ficou uma delícia e claro eu cada vez mais gorda! Só consigo enviar os cometários como anónima, mas eu continuo a ser a tua amiga Cristina, embora anónima, coisas da clandestinidade, sei lá!

    ResponderEliminar
  2. Até já estou com água na boca. Nunca ouvi falar de torrão com resto de bolo rei mas acredito que fique bom, pois sei que és boa cozinheira. Pena eu não ter provado.
    Podes continuar na clandestinidade dos comentários. Sei bem que és a minha amiga Cristina. Gosto do que escreves. Beijinhos

    ResponderEliminar