
Hoje o dia está quente. É verão e não sei bem porquê lembrei desta maravilha que existe por estas redondezas.
Será talvez muita pretensão da minha parte mas apetece-me deixar por aqui algumas palavras do que se conta sobre esta obra inacabada que fica bem perto cá de casa.
Conhece-se pouco sobre a história. Situa-se em Vila Boa de Quires, entre Penafiel e Amarante e faz fronteira com Abragão. Se tivesse sido acabada seria uma das mais belas e imponentes casas construídas em Portugal durante o período barroco. De arquitectura senhorial é conhecida por aqui como "As Obras do Fidalgo". Seria um solar nobre do século XVIII mas não passou da fachada, para a qual estavam projectados três brasões.
Histórias contam-se muitas, mas ninguém consegue explicar a verdadeira.
Popularmente conta-se que a dita obra terá terminado devido a uma série de acidentes ali acontecidos, inclusive a morte do próprio arquitecto. Outra das histórias é a de que o projecto seria bastante dispendioso e que abalaria os recursos financeiros de António de Vasconcelos Carvalho e Meneses, o "fidalgo" que então a tinha mandado construir.
Bem, estas ou outras histórias, a verdade é que se ficou apenas pela fachada que é digna de ser visitada e ficou perpetuada no tempo e conhecida pela "Obra inacabada do Fidalgo", uma das mais imponentes e belas construções barrocas do país.
Parece que há algumas décadas um milionário norte-americano teve intenção de comprar a fachada para a desmontar e erguer pedra a pedra, posteriormente, numa sua propriedade na América.
Não sei se conseguiria mas ainda bem que ficou só pela intenção.
Visitem esta obra e não ficarão decepcionados.
Bom fim de semana...